Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 31 de março de 2020

A terceira semana de abril - Por AUGUSTO NUNES


O político Osmar Terra foi prefeito de Santa Rosa, deputado federal e ministro de Estado. O médico Osmar Terra foi secretário de Saúde do Rio Grande do Sul durante oito anos e coordenador do combate à epidemia de H1N1 em território gaúcho. Somadas, as duas faces de Osmar Terra compõem um doutor em qualquer tipo de epidemia.

Com a expressão serena de quem sabe o que diz, Osmar Terra afirma que a opção pela quarentena horizontal — todo mundo em casa — serve apenas para reduzir a velocidade do contágio. E impedir que multidões de infectados recorram ao mesmo tempo a um sistema de saúde cuja indigência é escancarada pela escassez de leitos de UTI.

"O isolamento radical não vai evitar que a Covid-19 complete a trajetória de toda epidemia desse tipo", avisa o deputado. "A curva se tornará descendente a partir da terceira semana de abril".  Os partidários da desertificação das cidades já têm na ponta da língua a resposta para a pergunta inevitável: deu certo?

Se o número de mortes ficar abaixo do previsto, governadores e prefeitos vão caprichar na pose de salvadores da humanidade. Se ficar acima, todos culparão os que não obedeceram às recomendações dos governantes. E os brasileiros comuns? Esses voltarão ao trabalho, tentando entender se valeu a pena começar o ano dois meses depois do Carnaval.

Um comentário:

  1. O mundo está lutando contra uma doença desconhecida. Não se sabe a origem, a causa, não se conhece nada. O Brasil é o pais que tem menor condição de enfrentar a pandemia. Essa é a grande verdade.

    ResponderExcluir