Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 30 de março de 2020

In memoriam: Cel. Francisco Humberto Bezerra de Menezes (03 de junho de 1926 – 28 de março de 2020)



Faleceu às 19:00h da noite do último sábado, em seu apartamento, em Fortaleza, o empresário Humberto Bezerra. Veio a óbito devido às complicações decorrentes de uma operação do esôfago.

Nascido em Juazeiro do Norte, era irmão gêmeo do ex-Governador do Ceará, Adauto Bezerra., filhos do casal José Bezerra de Menezes e Maria Amélia Rodrigues Bezerra de Menezes. Humberto foi militar, político e empresário de sucesso. Concluiu o curso de Oficial do Exército brasileiro na Academia Militar das Agulhas Negras, servindo às Forças Armadas de 1949 a 1967. Entrou para a reserva com a patente de Tenente-coronel. Quando serviu no Rio Grande do Sul, casou-se com Norma da Silva Bezerra, com quem teve quatro filhos. Foi sempre um marido e pai exemplar.

Na política, foi eleito Prefeito de Juazeiro do Norte de 1963 a 1966. Deve-se a ele o início da modernização de Juazeiro do Norte, cidade que – a partir daquele quatriênio administrativo – nunca mais parou de crescer e se desenvolver. Naquela época predominava a honestidade na administração pública. Elegeu-se Deputado Federal em duas ocasiões, 1966 e 1975. Sempre pela ARENA–Aliança Renovadora Nacional, partido político que dava sustentação à fase militar que governou o Brasil de 1964 a 1984.  Humberto Bezerra foi ainda Vice-governador do Estado do Ceará no período entre 1971 e 1974. Entre 1975 e 1978, foi Secretário de Estado para Assuntos Municipais do Ceará.

Como empresário, ramo ao qual se dedicou – a partir de 1981, com exclusividade – tornou-se Presidente do Bicbanco, instituição financeira fundada por seu pai em 1938. Durante sua gestão à frente do banco, fundou e tornou-se presidente, em 1992, da Bic Arrendamento Mercantil S.A. e da Bic Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. Também em 1992 assumiu a vice-presidência do conselho de administração do Bicbanco.

Sem alarde, ajudou centenas de pessoas necessitadas. Em 1995, fundou a Associação Assistencial José Bezerra de Meneses, com sede em Juazeiro do Norte, que abrigou condignamente dezenas de idosos nos últimos 25 anos. Nos seus instantes finais de vida, invocou a proteção do Padre Cícero Romão Batista, por quem Humberto Bezerra tinha grande veneração, admiração e respeito.

(Postado por Armando Lopes Rafael)

Um comentário:

  1. Prezado amigo Armando Rafael - Eu convivi por muitos anos com o Coronel Humberto Bezerra. Quando ele assumiu a presidência do Bic, o banco tinha três agências : Crato, Juazeiro e Fortaleza. Eu era o gerente da agência do Crato. Diariamente recebia telefonemas, orientações, recomendações e diretrizes a serem seguidas. Um homem amigo, educado, disciplinado e disciplinador. Nunca vi ninguém mais humano e caridoso. Quando eu sair, o Banco já contava com 45 agencias em todo pais. Fui para o Bancesa de Juazeiro do Norte, mas, nunca perdi o contato, o respeito e a admiração por ele. O Ceará perdeu uma de suas maiores figuras, um de seus maiores filhos.

    Deus abençoe e receba na sua glória como prêmio pelas eximias virtudes em vida.

    ResponderExcluir