Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 23 de março de 2020

O Corona vírus e o Sacrário de Niepokalanów – por Armando Lopes Rafael

O Sacrário da Capela Eucarística de Niepokalanów, na Polônia

   A quarentena que o Corona vírus impôs ao mundo resultou numa rápida mudança comportamental e atitudinal pelas pessoas em todo o planeta Terra. Fomos dormir num mundo globalizado e acordamos obrigados a ficar trancados em nossas casas. Essas, passaram a ser o nosso mundinho nas 24 horas do dia. De repente, mensagens de WhatsApp passaram a ser a nossa conversa trivial com as pessoas do nosso convívio, já que hoje a maioria da população possui telefone celular.

    Numa das mensagens de WhatsApp que recebi, enviada por um bondoso sacerdote do Rio de Janeiro, descobri que na Polônia, próxima a Varsóvia, existe uma comunidade católica, chamada Niepokalanów. Traduzida para o português, Niepokalanów significa “Cidade da Imaculada”. Essa comunidade foi criada por São Maximiliano Kolbe, um franciscano polonês, assassinado pelos nazistas, durante a 2ª Grande Guerra, no campo de concentração de Auschwitz. Maximiliano ofereceu-se para morrer no lugar de um pai-de-família condenado à morte, em represália por uma fuga de um prisioneiro polonês. Por isso, São Maximiliano foi proclamado "Padroeiro do Século XX".

       Volto à mensagem que recebi do sacerdote residente no Rio de Janeiro. Na igreja de Niepokalanów existe uma capela de adoração perpétua a Jesus Sacramentado. Ou seja, durante as 24 horas do dia, fiéis podem ir àquela capela eucarística e lá adorar a Santa Hóstia Consagrada, colocada num dos sacrários mais bonitos existentes no mundo. Esse Sacrário possui uma câmera ligada on-line à Internet transmitindo ao vivo pelo link do Youtube. Tal ferramenta possibilita acessarmos, de nossas casas, e colocarmo-nos na presença de Jesus Eucarístico – lá na Polônia – Adorando-O e rogando ante Ele pelas nossas dificuldades e necessidades.

         A diferença do fuso horário de Varsóvia é de 4 horas à frente de Brasília. Por isso, às vezes acordo à noite, e para fugir da rotina do Corona vírus, acesso o meu celular, e vejo a capela de Niepokalanów, vazia, mas com todas suas luzes acesas. Um espaço disponível para qualquer pessoa, em qualquer hora, em qualquer lugar no mundo.

           Considerando que estamos com nossas igrejas fechadas, sem celebrações religiosas, com os padres trancados em quarentena, sempre vejo, a qualquer hora do dia ou da noite, na Capela Eucarística de Niepokalanów, fiéis rezando. Exceto durante as horas mais frias das madrugadas polonesas.  Parece um milagre! Deus está presente, aqui no Brasil, em nossas casas. Para quem quiser acessar este lugar místico eis o link: https://youtu.be/BKoweAT723g


             Deus não nos abandona. Feliz colóquio com Ele.

2 comentários:

  1. Prezado Armando - O pior de tudo é ver políticos querendo aparecer e tirar vantagens do medo da população. Deus também vai está atento a esse tipo de comportamento. Tudo passa, então veremos quem está com a razão.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Antonio. Aqui é Anderson de Araxá mg estou precisando de um favor, talvez possa me ajudar. Vou desenvolver um trabalho em uma residência onde preciso dessa imagem de nossa senhora em alta resolução. Vc teria? Grande abraço

    ResponderExcluir