Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 31 de julho de 2021

Sítio de conservação ambiental existente no município de Crato poderá desaparecer - Por Armando Lopes Rafael.

(MATÉRIA PUBLICADA EM 25/08/2020)

   A se confirmar rumores, circulantes na cidade, uma propriedade rural que se constitui numa Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), existente no Sítio Cobras, zona rural de Crato poderá desaparecer.

    Existe naquela localidade, localizada próxima à fronteira de Crato-Juazeiro do Norte, uma propriedade que preserva a fauna e a flora daquela região.  Além da proibição de desmatamento, o proprietário daquele sítio mantém lá um plano de reflorestamento e conservação de espécimes de arvores centenárias. Preservam-se aves e pássaros, hoje raros na zona rural do Cariri. 

      Não conseguimos apurar maiores detalhes sobre esses rumores. No entanto, o que se comenta é que o sítio vai ser desapropriado para lá ser construída uma subestação da rede elétrica na Região Metropolitana do Cariri. A se confirmar tais rumores, os prejuízos para a preservação ecológica e manutenção da beleza cênica daquela localidade sofrerá danos irreversíveis.

        Urge que todos os segmentos da sociedade caririense se movimentem com vistas a apurar a veracidade desses rumores. E estes, se confirmados, devem motivar a mobilização de toda a sociedade para evitar esse dano irreparável ao meio ambiente da nossa região.


PS em 27 de agosto de 2020:

O Sr. Fernando Callou, enviou-nos a mensagem abaixo:

“Não são rumores, Armando Rafael. Este santuário ecológico em reserva legal, está em processo de desapropriação, onde será instalada uma “poluente” sub estação de energia elétrica, que causará danos irreversíveis ao meio ambiente.
Seu artigo chegou em boa hora! Vamos lutar para que o oxigênio produzido por essa reserva legal, não nos falte. 

Crato, 26/08/2020.
FERNANDO CALLOU".

***

Confirmada a denúncia cabe agora a toda a população cratense entrar com uma ação anulando a desapropriação deste Sítio de Preservação Ambiental.

Ou será que o espírito de luta e o civismo do povo cratense desapareceu?
A esta altura deste grave problema, no mínimo, a mídia caririense deveria estar noticiando esta anomalia! Pelo visto a mídia que, antigamente, teve tanta força no Brasil e em Crato, de modo especial, perdeu o cargo de protagonista e passou a ser coadjuvante.

O TEMPORA, O MORES” (“Oh tempos! Oh costumes!”) Em seu discurso no Senado, nas célebres Catilinárias, o grande Cícero bradou contra os vícios e a corrupção de seu tempo. Imagina se ele vivesse agora.

Até quando seremos forçados a viver tempos tão deploráveis?
Postado por Armando Lopes Rafael.

9 comentários:

  1. Prezado Armando - como comentei anteriormente. Do meio ambiente muito se fala e pouco se pratica.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais, é um paradoxo, o desmatamento desta reserva legal que consequentemente irá exterminar varias especies selvagem , enquanto biólogos, naturalista,ambientalista lutam bravamente para salvar o Soldadinho-do- Araripe e o Sitio do Fundão.
    Crato, 27/08/2020. Fernando Callou.

    ResponderExcluir
  3. Como podemos observar a postagem data de 26 de Agosto de 2020. A história do projeto esfriou, mas agora as brasas estão sendo assopradas e podem se acender.

    Carece que as instituições encarregadas de preservar o meio ambiente se mobilizem e façam sua parte impedindo mais esse crime conta a flora e a fauna do Crato.

    ResponderExcluir
  4. Fernando Callou. Acrescente-se a Destruição, Causada pela Subestação Elétrica ao Patrimônio Ambiental, a Destruição Causada pela Passagem da
    linha de Transmissão Elétrica. A dupla destruição, extinguirá parte da Reserva Legal, destinada pelo Proprietário, em comprimento da Lei 12.651/2012. Crato, 31/07/2021.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir

  5. Completo desrespeito, a Portaria Ministerial No.421 de 26/10/2911.

    ResponderExcluir
  6. O Trust estrangeiro, depois de destruir nossa riqueza Naturais , e explorar o máximo que poder.Deixa para nós cratenses , apenas o Caos.

    ResponderExcluir
  7. O desmatamento da Reserva Legal do Sito Cobras, equivale a uma área equivalente a 4 Estadio do Maracaná. Que deixará de elaborar e enriquecer o ar de oxigênio, causando sérios prejuízos a saúde da População Cratense.

    ResponderExcluir
  8. Uma arvore de perímetro de 20 m, armazena 120.000 litros de água, calcule-se a água armazenada nesta Mini-Floresta.Fatalmente haverá mudança de temperatura para mais alta. Trazendo desconforto ao homem e afugentando a fauna silvestre.





    fa

    ResponderExcluir
  9. A devastação da flora e da fauna,pela conssecionaria de energia elétrica, continua dia a dia causando irreparável estrago ao meio ambiente natural

    ResponderExcluir