Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 13 de maio de 2023

Forum privilegiado - Por Antônio Morais.

Se o Supremo Tribunal Federal cumprisse a sua verdadeira função, aplicando a lei e a justiça, ninguém queria "Forum privilegiado", porque sendo a última instância não havia mais para quem apelar. 

Acontece que a STF é uma corte formada por juizes nomeados de favor, para fazer favores a quem os nomeou. 

Como diz Luiz Gama, foto nos seus versos : 

"Não tolero a magistrado,

Que do brio descuidado, 

Vende a lei, trai a justiça,

Faz a todos injustiça,

Com rigor deprime o pobre,

Presta abrigo, ao rico, ao nobre,

E só acha horrendo crime, 

No mendigo que deprime".

Nos últimos tempos nos embates no plenário do STF temos vistos bate bocas os mais diversos. Os mais notáveis deles os ministros Joaquim Barbosa e Luiz Barroso declararam verdadeiros absurdos a respeito de colegas da corte. Frente a frente, olhando nos olhos.

Nem respeito existe mais entre as "Vossas Excelências". Já tivemos ministros no STF bem mais qualificados : Evandro Lins e Silva, Bilac Pinto, Afonso Arinos, Paulo Brossard que o diga. 

3 comentários:

  1. Não existem deputados ou senadores indecisos quanto a prisão em segunda instância. Existem com muito medo da segunda instância, medo de serem alcançados por ela, medo de irem para o xadrez.

    Aquele antigo ditado : "Seguro morreu de velho, prevenido ainda vive".

    ResponderExcluir
  2. Na corte suprema um ministro olhar para o outro e declarar : "Vossa Excelência tem sempre um interesse por trás, que não é o da justiça.

    ResponderExcluir
  3. O STF passou desapercebido até a chegada das redes sociais. Se não tomarem cuidado, os juizes da Corte breve vão ficar mais desacreditados do que os políticos corruptos.

    ResponderExcluir