Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 17 de outubro de 2022

MIGUEL, O PROFETA - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Juazeiro do Norte, a exemplo de outras cidades do interior, teve, em certa época, uma considerável fauna de tipos pitorescos e sem juízo.

Miguel morava no bairro São Miguel e partia para o centro da cidade nas primeiras horas do dia.

Estatura mediana, magro e barbudo, andava sempre com uma cruz nas mãos. Usava vestimenta branca, de tecido grosso. A camisa tinha quatro bolsos.

A calça era regulada por um cordão de São Francisco, arrochando a cintura.

A cada dia, levava uma mensagem nova para a plateia que o escutava. Uns, achavam que era louco e lhe davam alguns trocados. Outros, tratamento dispensado aos profetas.

Constava de seus discursos uma "performance", como a de rodopiar, fazendo seguir um longo assovio, cruz na mão, apontando para alguma direção.

Foi o que fez, certo dia, apontando a cruz na direção da agência do INSS, na rua Santa Luzia, proferindo a frase: "Aqui, é uma organização desorganizada !"

Como quase em frente estava uma agência lotérica, virou a cruz em sua direção e disse no mesmo tom: "Aqui, é uma desorganização organizada!"

Os que o cercavam viram sentido em suas palavras.

É para isso que servem os profetas das ruas.

2 comentários:

  1. E por falar em profeta o presidente do Sindicato dos Agricultores de Várzea-Alegre reuniu os associados e trouxe um profeta de chuvas do Quixadá para dar umas orientações para o inverno vindouro.

    Disse o Caboclo : Este ano vai ser bom de chuvas, o inverno vai ser copioso, podem plantar sem medo. Um camarada, desconfiado, sentado numa cadeira no fundo da sala perguntou : Quanto tempo faz que o senhor é profeta! 50 anos, respondeu. Quantas vezes o senhor já acertou! Nenhuma, mas este ano o palpite é muito grande.


    ResponderExcluir