Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 31 de outubro de 2022

O ANO QUE NÃO DEVIA TER TERMINADO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Eu devia ter estacionado em 1962, um ano que não devia ter terminado.

Tinha 14 anos de idade, morava no Crato, o Brasil era bicampeão do Mundo, Garrincha entortava seus marcadores e estava perdidamente apaixonado pelo futebol.

Curiava as rádios Educadora e Araripe, assistia filmes nos cines Cassino e Moderno, comprava, toda segunda-feira, no Café Líder, de seu Orestes, os jornais O Globo e Última Hora.

Afora a música nordestina de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Ary Lobo, Marinês e sua gente, experimentava o som do rock brasileiro de Sérgio Murilo, Carlos Gonzaga, Celly e Tony Campello, bem antes de Roberto Carlos e sua trupe.

A Bossa Nova entrava nos meus ouvidos muito vagamente, reconheço.

O futebol "de campo" do Crato era da melhor qualidade e fazia desfilar Laudemiro, Anduiá, Panquela, Idaril, Bebeto, Binda e outros craques.

Apesar da precariedade das comunicações, aquele 1962 era bom demais.

O Mundo fervilhava de novidades.

A nossa vida era de menino das ruas e dos amigos. De  aluno relapso do Colégio Diocesano.

Das peladas nos campos do Cariri e Sport, das subidas do Lameiro e dos banhos da Nascente.

E com um detalhe: o golpe militar ainda não tinha acontecido.

Era bom. Era bom, demais.

3 comentários:

  1. Prezado Wilton - Eu cheguei em Crato 07 anos depois, 1969. Tudo que você descreve na sua belíssima crônica eu vivi. O esporte regional numa fase jamais vista e o que falar da copa de 70. O resto da cidade ainda era igualzinho você narra. Muita saudade. Bons tempos.

    ResponderExcluir
  2. fico feliz que o amigo tenha gostado

    ResponderExcluir
  3. Valho-me de versos da música do cantor e humirista Lilico: "Tempo bom, não volta mais, saudade de outros tempos atrás"...kkk

    ResponderExcluir