Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 27 de maio de 2024

AS CARAS DE UM PAÍS - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Saindo da seara futebolística, o meu ganha-pão, as ideias perambulam em minha cabeça em busca de assunto.

Uso o celular e escrevo deitado no conforto de minha cama. Preguiça é comigo mesmo, embora não seja nenhuma referência de silêncios.

Os acontecimentos do dia a dia são a nossa matéria prima. As "minhas influências".

Vejo televisão e me deparo com a maior tragédia do nosso País, em tempo real.

Nunca vi nada igual.

Nas enchentes que devastam o Rio Grande do Sul, é possível ver as duas caras de um Brasil.

De uma nação de absurdas idolatrias.

De um lado, a solidariedade dos voluntários. Do outro, a ação de ladrões e saqueadores que se aproveitam da destruição.

Sem se falar, e não me digam o contrário, do uso político de tão triste situação.

A civilização bem próxima da barbárie. O mal atacando a existência do bem.

Estamos cada vez mais distantes de uma era humanizada.

3 comentários:

  1. Ontem, eu vi um jovem rapaz pego vendendo uma carrada de donativos (água) justificando o injustificável para o reporter. Quando deveria está sendo preso. Chegou a quebrar a ferramenta de trabalho do repórter. A certeza da impunidade. É isso que ele ver os governantes fazendo no dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. Já em 1968 Ary Lobo compôs e o Trio Nordestino gravou. "Uma prece para os homens sem Deus. O que podia ser uma advertência para o Brasil no tempo, hoje é uma realidade.

    Meu Deus,
    Por que é que os homens agem
    Sempre em nome da coragem
    E apunhalam só por trás?

    A fortuna correndo atrás
    De quem já tem dinheiro
    E o faminto se foge da fome
    Ela vai atrás

    Oh, meu Deus, o sertão está seco
    Só chove na praia
    O oceano está cheio d´água
    Não precisa mais

    Muita gente com a reza na boca
    E o ódio no peito
    O cristão fazendo mal-feito
    Com a bíblia na mão

    A ganância na terra entre os homens
    Gerando conflitos
    E a ciência a serviço do mal e da destruição

    Meu deus, anulai a profecia
    Pois o mundo qualquer dia
    Vai mergulhar num vulcão
    Meu deus, aumentai a nossa crença
    Pra que o homem se convença
    Que o mundo inteiro é cristão.


    ResponderExcluir
  3. De todas as caras do Brasil as piores são as caras de pau dos políticos que o povo coloca no puder. Às vezes, vendo suas figuras me pergunto : O que um preservativo não teria evitado?

    ResponderExcluir