Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 2 de janeiro de 2024

442 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Nos anos de 1956 e 1957, nós morávamos no sítio Vazante vizinhos a madrinha Mimosa, que era a madrasta do meu pai Pedro Piau.

Todas as vezes que ela queria visitar parentes nos sítios, eu era escalado para lhe fazer companhia. Eu ia contrariado mas tinha que ir.

Naquele tempo o algodão era transportado do sítio para a cidade, por tropeiros, que conduziam os sacos em lombo de animais, naquelas estradas estreitas e quase fechadas por galhos de juremas e unha de gatos.

Na passagem dos animais ficavam alguns capuchos de algodão, enganchados nas galhas dos matos. Mas, diz aí, que madrinha Mimosa cismou de aproveitar aquele sub-produto do algodão. E o pior, é que era eu que tinha de catar as plumas espetando meus dedos nos espinhos.

A princípio eu não queria concordar com aquela ideia, mas depois eu me lembrei que poderia ser castigado. mesmo assim eu fiz corpo mole, mas a minha avó torta na sua experiência, notou a minha falta de interesse e me fez uma promessa:
Meu fi. Cate o algodão todim que vou fiar e adispois eu prometo que vou fazer uma rede pra você.
Acreditando naquela promessa, eu aumentei a produção, chegando a catar até quatro quilos em cada viajem.
Madrinha Mimosa morreu e eu não ganhei a minha tifanga.
Será que ela não cumpriu a promessa porque queria fazer pra mim era a Rede Globo?

Mundim doVale.

6 comentários:

  1. POETA SE REDE FOSSE GLOBO KKK
    PODE CONTINUAR CATANDO CAPUCHO DE ALGODÃO

    ResponderExcluir
  2. Mundim, não foi uma falsa promessa. Sua avó na sua santa sabedoria estava preparando o bom menino para ser o grande poeta que você é hoje, além de grande amigo. Sou mais você que a REDE GLOBO!!!!!Obrigada por dedicar a Lilou e Zé Filipe. Com certeza eles vão gostar. Abraço Fafá da Major Joaquim Alves

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mudim.

    Sua vó torta talvez tenha profetizado não seu futuro com um rede, mas o da Rede Globo, pois nessa época a Rede Globo não era ainda nem tipóia!

    ResponderExcluir
  4. Mundim.

    Lembro bem deste cenario descrito por você. Os lados das estradas ficavam bem alvinhos de capuchos de algodão. Mas pra fiar o fibra tinha que ser especial eram aqueles capuchos maiores, os da beira de estrada só prestavam para fazer pavio. Por essa razão Dono Mimosa não lhe deu a rede.

    ResponderExcluir
  5. É meu caro Mundim,vc com seus textos faz lembrar cada uma.Tifanga.Faz uns 30 anos que não ouvia.Mundim mas nestas viajens vc fez como aquele que catava com uma mão e cheirava a outra.
    Um abraço do primo.

    ResponderExcluir
  6. A rede da vó não saiu, mas surgiu um grande poeta.

    ResponderExcluir