Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

439 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


O deputado varzealegrense Joaquim de Figueiredo Correia foi um dos parlamentares mais respeitados do Congresso Nacional no século passado. Atuante, humilde, trabalhador e amigo.

Pouco andava em Várzea-Alegre, trabalhava na Capital Federal, Brasília e morava em Fortaleza. Aparecia com frequência  em nossa terra nas campanhas eleitorais.

Minha avó Josefa, era muito amiga da família Correia e do deputado Joaquim Figueiredo Correia, mas por questões locais e familiar, era também avô do Dr. Pedro Sátiro que votava para Deputado Federal com  Ossian Araripe.

Um belo dia, os dois, minha avó e o deputado Figueiredo se encontraram e houve o presente dialogo entre os eles:

Deputado Figueiredo - Dona Josefa, como vai a senhora, está tudo bem? Como vai o Sanharol? Ainda fazem pão de arroz como  antes?  Este ano a senhora já decidiu com quem vai votar?

Dona Josefa - Tudo bem deputado, tudo na paz de São Raimundo, este ano eu vou votar para Ossian Araripe, mas,  eu rezo todo dia para você ser muito bem votado e se eleger.

Deputado Figueiredo - Dona Josefa, vamos fazer um negócio, vamos inverter, a senhora vota pra mim e reza pru Ossian se eleger.

Não houve acordo, Dona Josefa tinha compromisso não aceitou a proposta. Felizmente os dois deputados se elegeram e honraram o Ceará e o Brasil no Congresso Nacional.


3 comentários:

  1. Por sorte de minha avó se elegeram os dois. Nesta legislatura Várzea-Alegre tinha dois deputados federais : Padre Vieira e Joaquim de Figueiredo Correia e dois deputados estaduais : José de Figueiredo Correia e Antônio Afonso Diniz.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente na fase atual não se vislumbra nenhuma chance de um varzealegrense vir a ser eleito nem para Deputado Estadual.

    ResponderExcluir
  3. Gonçalo - Você tem razão. As eleições para deputado tem sido a maneira dos políticos locais recomporem o caixa vendendo votos para candidatos endinheirados. Nada mais que isso.

    ResponderExcluir