Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 29 de novembro de 2018

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NOSSO DE CADA DIA - Por Lucidio Leitão.


Senhor, tava aqui lendo Romanos 13.8a, diz assim: "A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos améis uns aos outros....."

Daí fiquei pensando que milhões de pessoas não conseguem conciliar o sono por causa das dívidas. Gastam mais que ganham e assumem compromissos que não podem cumprir.

Assim, Senhor, também lembrei dum amigo LÁ DI NÓIS, lá das bandas da Várzea Alegre/CE, do Sítio Sanharol, o Senhor o conhece,  Antônio Gonçalo, caba de fundamento, numa ocasião ele me falou:

"Carecemos, ao querer comprar ou realizal algo, fazer a nós mesmo três perguntas básicas, antes do ato. São estas:

- O que fazer (eu preciso)?: É o que as pessoas mais se atrapalham em decidir, notadamente em momentos festivos (Natal, aniversários, black friday, etc). Terminam comprando ou fazendo despesas desnecessárias, por não se conterem diante dos apelos do mercado;

- Como fazer (eu posso)? : É importante que as pessoas tenham conhecimento das responsabilidades que irão assumir e de que forma essas despesas serão aportadas, para que, num balanço financeiro prático, elas tenham condições de se prevenirem de desarranjos econômicos futuros, por terem planejado despesas que não poderiam quitar nas datas aprazadas;

- Por que fazer ( eu tenho vontade) ?: As pessoas, de um modo geral, têm muitos planos a realizar e, alguns deles, em determinado momento, podem não estar na prioridade máxima. Então, é preciso selecionar as vontades mais prementes e que estão à altura do alcance econômico do consumidor e que, ao mesmo tempo, são indispensáveis para resolver um determinado problema ou demanda".

Enfim, não é sensato firmar obrigações que não podemos honrar. Não é sábio entrar em dívidas sem planejamento. Muitas famílias vivem perturbadas por causa das dívidas. Gastam mais do que ganham, compram mais do que podem e mantêm um estilo de vida acima de suas posses.

Muitos indivíduos acabam enterrando suas finanças em juros altos, porque compram aquilo de que não precisam, com o dinheiro que não têm, para impressionar pessoas que não conhecem.

Senhor, carecemos colocar em prática uma ética de como ganhar o dinheiro e como investí-lo. Não podemos gastar mais que ganhamos nem tudo o que ganhamos.

A Bíblia diz que não devemos ficar devendo nada a ninguém, exceto o Amor.

Assim seja.

Um comentário:

  1. Hoje em dia, as pessoas se melindram, se aborrecem por uma asneira, por quase nada, por uma brincadeira.

    E o pior, não dialogam, arribam, dão as costas, fazem bunda de ema, e, por fim, não se sabe nem porque. Só nos damos conta por sentir a ausência.

    Tantos sorrisos por aí, e Jesus querendo o seu. Livre-se de tudo o que lhe trava o riso.

    Só o amor merece revide.

    ResponderExcluir