Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 26 de dezembro de 2023

412 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


As tricas e futricas nascem  nas campanhas politicas e se eternizam com o tempo. Em Várzea-Alegre na gestão de 1954 a 1958 o prefeito Hamilton Correia fez uma das  maiores  administrações. Digna de  distinção e louvor.  

Construiu varias obras na sede  do município e na zona rural.  Numa época que não existiam recursos estaduais e federais. A Ponte da Eugênia, a Cachoeira Dantas,  Escola  do Inharé, hoje Antão Leandro Bitu,  Escola Figueiredo Correia e  o prédio  da  prefeitura que ainda  hoje sedia o  puder executivo.

No sitio Sanharol  residiam dois senhores que se podia considerar os extremos em termos de partidarização : José de Ana, udenista e Antônio de Gonçalo Araripe, pessedista. 

Antônio de Gonçalo além de partidário era amigo pessoal do prefeito Hamilton Correia.  Certa feita Hamilton voltava de uma inspeção as obras da Cachoeira Dantas e próximo a residencia do Antônio de Gonçalo  a corrente  do motocicleta quebrou.  

Antônio de Gonçalo escalou os filhos João Totinha e Tota para empurrarem a moto. Na passagem pela casa de José de Ana via-se Hamilton montado no motocicleta e os dois jovens rapazes empurrando. Vendo aquela cena José de Ana  lascou : "Isso é que é dois cabras  aduladores".

Na volta, de passagem pelo mesmo lugar, José de Ana perguntou para os dois : O que vocês ganharam, o que  Hamilton deu a vocês?

Tota respondeu : Nada,  e, o João  Totinha acrescentou : ganhamos  o cheiro das "bufonas" de queijo  do prefeito.

Como  ainda tem gente  atrás de pelo menos o cheiro  das bufas do prefeito. Apesar do tempo nada mudou. Hoje em dia continua igual.


2 comentários:

  1. Postagem atende solicitação de Antonio Gonçalo de Sousa, neto do velho amigo Antonio de Gonçalo do Sanharol.

    ResponderExcluir
  2. Morais, essa estória, na forma como você relata, me faz dar risadas sempre. Reitero que eu mesmo foi que pedi para você dispor o texto nesse espaço, no que fico grato. Parabéns também pela bela moto que compõe a ilustração.

    ResponderExcluir