Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Deus escreve certo por linhas tortas (por Lourivato Moraes Kovik)


 Um barco de pesca no oceano, sacudido por uma tempestade, não aguentou a força das ondas, virou e foi ao fundo. Nesse naufrágio, o único sobrevivente agarrou-se a uma boia e ficou flutuando ao lado de vários destroços. E agradecia a Deus por estar vivo.

Esse sobrevivente foi parar numa ilha desabitada, longe de qualquer rota de navegação, e ele agradeceu novamente.

Com muita dificuldade e com os restos dos destroços que chegaram à praia trazidos pelas ondas, ele conseguiu montar um abrigo para se proteger do sol, da chuva, dos ventos e dos animais. E também para guardar seus poucos pertences. E como sempre, agradeceu a Deus.

Nos dias seguintes, a cada alimento que conseguia colher ou caçar, ele agradecia.
Era um pescador que praticava a virtude da gratidão.

No entanto, num dia quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça. Terrivelmente desesperado, ele não se conteve e gritava chorando: "Agora o pior aconteceu. Perdi tudo, ó meu Deus! Por que permitiste isso comigo?" Chorou tanto, que adormeceu profundamente cansado e abatido, a noite toda.

No dia seguinte, bem cedo, para sua surpresa, foi despertado pelo som de um navio  a certa distância da ilha. Um barco se aproximou com dois marinheiros.

          -- Viemos resgatá-lo, disseram os tripulantes da embarcação.
          -- Como vocês souberam que tinha gente aqui? – perguntou ele.
          -- Nós vimos o seu sinal de fumaça, bem distante!

                                            *          *          *

É comum nos sentirmos desencorajados e até mesmo desesperados quando as coisas na vida vão mal, com momentos de dor e sofrimento.
Mas tenham fé e continuem acreditando que dias melhores virão.
Lembrem-se que se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar até você a oportunidade para vencer.    
Para cada pensamento negativo nosso, existe sempre uma resposta positiva.

Um comentário:

  1. Podes sim, ser feliz, mas isso tem um preço. Aceita-te como és, sem esperar destaque.

    Conserva a disciplina dos teus próprios impulsos.

    Em matéria de afeto, vive em teus compromissos. Deus ajuda, porém, a quem busca ajudar-se.

    Chico Xavier.

    ResponderExcluir