Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Quem fundou o Banco do Cariri? – por Armando Lopes Rafael


Banco do Cariri S/A, localizado na esquina da Praça Siqueira Campos com Rua Senador Pompeu, em Crato

Lendo a postagem abaixo, (“O Banco do Cariri S/A foi fundado pelo primeiro Bispo da Diocese do Crato, com a participação de famílias importantes do município (de Crato) e da região”) – de autoria de Antônio Morais, gostaria de acrescentar que o autor está coberto de razão. É verdade. O primeiro Bispo de Crato – Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva – foi o idealizador e criador do antigo Banco do Cariry (cf. grafia da época).

Recorro ao historiador Irineu Pinheiro para comprovar o que afirmo. No seu clássico livro “Efemérides do Cariri”, na página 209, Irineu escreveu ipsis litteris:

“1921, 1º de setembro – Fundação, no Paço Municipal do Crato, do Banco do Cariri, sociedade cooperativa de responsabilidade limitada, o qual foi instalado no dia 8 do mesmo mês, por 40 sócios que subscreveram 1.000 ações de 50$000 rs. cada uma. Foi criado por iniciativa de Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, bispo de Crato, e sob seus auspícios. (grifo meu). Seu primeiro presidente foi o Dr. Irineu Nogueira Pinheiro e seu primeiro gerente Inácio de Loiola Alencar. Teve o Banco do Cariri a glória de ser a primeira cooperativa de crédito fundada no sul do Ceará”.

O historiador Carlos Negreiros Viana, em excelente trabalho publicado na Revista do Instituto do Ceará resgatou a história do Banco do Cariri, afirmando que uma propaganda do Banco, na éppoca da sua fuindação,  anunciava: “Banco do Cariri” também fazia operações de descontos e de empréstimos garantidos, bem como realizava transferências para qualquer praça do país ou do estrangeiro, encarregava-se de cobranças de saques e promissórias e seu correspondente, no Rio de Janeiro, era o “Banco Popular do Brasil”.

Segundo Raimundo Girão e Martins Filhos (no livro “O Ceará", editado em Fortaleza, em 1939): "Irineu Pinheiro foi presidente do Banco do Cariri até 1933 Naquele ano, 12 anos depois de fundado, “A partir de 1º de setembro de 1933, o “Banco do Cariri” passou a ter, como presidente, o Dr. Antônio Fernandes Teles, que ocupava o cargo de gerente do “Banco Caixeiral do Crato”, desde sua instalação em 24/06/1931”.

Fui criado em Crato e acompanhei o desenvolvimento do Banco do Cariri até outubro de 1968, quando deixei de viver nesta Cidade de Frei Carlos, e fui trabalhar no Banco do Nordeste do Brasil S/A, Agência de Sertânia (PE). De modo que o artigo de Antônio Morais, ora em análise, retrata fidedignamente a vida do Banco do Cariri, de 1971 até a data da sua fusão com o Banco do Juazeiro, quando surgiu o Banco Industrial do Cariri S/A.

História é isso. É buscar as fontes – como Antônio Morais fez – para fornecer informações verdadeiras e cristalinas.

Um comentário:

  1. Está o historiador, memorialista e escritor Armando Lopes Rafael publicando um importante estudo sobre o Banco do Cariri S/A. Sua criação, data da fundação, seu primeiro presidente, primeiro gerente e histórico até a fusão da instituição Banco do Juazeiro S/A já rebatizado de Banco Industrial do Cariri S/A. Vale a pena lê e conhecer.

    ResponderExcluir