Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 1 de junho de 2024

Mestre Lucas - Por Antonio Morais.

Mestre Lucas não perdia uma missa dominical. Num tempo em que ma missa era celebrada em latim com o padre de costas para os fiéis. O missal onde era lido mo evangelio tinha posição trocada de lado do altar quando da proclamação deste. 

Como de costume mestre Lucas ficava em uma das portas da entrada da igreja. Era voz corrente que, quem chagasse a missa após a leitura do evangélio, não cumpriria o preceito.

Certo Domingo uma mulher chegou atrasada à missa e indagou ao meste Lucas.

Já passou o evengélio? 

Só se foi por aquela outra porta porque por essa aqui eu não vi passar.

Numa manhã de um domimgo, logo após a missa, estava o mestre Lucas no interior de sua residência, quando uma mulherzinha da zona rural gritou à porta:

Quer comprar uma cotia?

Não, senhora. Só compro o casal. Traga o cutêu que eu compro. 

Um comentário:

  1. Os descendentes de Mestre Lucas eram polidos, gentis e de fina e elevada educação : Dona Nilza, Dr. José Nilo, Dr. José Newton, Osvaldo e tantos outros. Pessoas a quem o Crato e sua gente devem muito.

    ResponderExcluir