Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 6 de maio de 2019

482 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Padre Otávio  de Andrade, as filhas Messina, Andradina e o filho padre José Wilson e o genro Luiz Proto de Morais - Por Luiz Antônio Andrade Feitosa.

O Pe Otávio nasceu na casa do Umbuzeiro, que foi morada do meu bisavô, Cel. Manuel Sabino de Andrade!

Vou lhes contar um "FATO REAL", na ordenação do Pe. Otávio, que escolheu o Distrito de Bebedouro, onde nasceu, para realização de sua 1ª missa, em meados da década de 30 do século passado!

Seus pais "Otone e Pastora" moravam no Sítio Bela Vista, onde hoje é um bairro de Aiuaba!

O meu Tio Otone Andrade, era muito respeitado pela sua dedicação e simplicidade. Todos os dias bem cedo, levava um ou dois burros carregados com frutas para atender à sua clientela na “cidade”!

No dia da ordenação do Pe Otávio, a sua mãe - Tia Pastora - sugeriu, “Otone, hoje é a ordenação do nosso filho, o Bispo de Iguatu está lá, muita gente de fora, não vá levar as frutas na rua, mande o morador”!

Ele, com sua singularidade, retrucou, “lá vem esta mulher com este orgulho besta, só porque vai ter um Fio Padre”.

Pois é, foi pra rua entregar a produção de frutas, e às 10 horas já estava na Igreja pra assistir à primeira missa do filho.


11 comentários:

  1. O padre José Otávio de Andrade teve mandato na Paróquia de São Raimundo de 1932 a 1969. Um padre, bom, querido que teve o respeito dos paroquianos e soube, como nenhum outro, cuidar da doutrina cristã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho 64 anos nascida em 28 do 2 de 1959 no Riacho Verde Ceará me mudei para a rua 15 de novembro aí em várzea Alegre morava perto da vajota ,vim embora para São Paulo em 1976 fui batizada e fiz primeira caminhão com o padre Otávio eu era criança e me lembro do túmulo da filha dele ou da mulher Andradina as pessoas falavam que ela tinha se santificado não sei se era verdade porém sempre que ia ao seminário no túmulo do meu avô Manoel Inácio de Oliveira eu gostava de ir a esse tumolo

      Excluir
    2. E onde é esse tumulo,no cemiterii da saudade de mesmo?nao sei como n interreram ele aqui

      Excluir
  2. Padre Otávio fez os casamentos de minhas tias, Naninha e Socorro, na casa do meu avô Nenên Cesário, no Sítio Lagoa das Panelas, em Várzea Alegre.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Morais!
    Parabéns, pelo seu nível de conhecimento e informações. Minha mãe tinha todas as fotos de família, mas já faleceu em 2002. O Pe Otávio era muito conciliador e com sua experiência (foi casado, né?) era mestre na solução de problemas de família! A família Andrade em Aiuaba era conhecida como a “família dos Padres”. Além do José Otávio, tinha o também primo Monsenhor Odorico de Andrade de Tauá, e os sobrinhos Ozanan de Andrade, cassado na Ditadura, ainda mora no Canadá, e o Pe Pedro José, que faleceu na Paróquia do Méier no Rio de Janeiro!
    Este último, o Pe Pedro José, sugeriu a troca do do nome do Distrito de Bebedouro para AIUABA, quando passou a município em 1956!
    Na época, o Pe Pedro José era pároco da cidade de Bebedouro em São Paulo, e para não ficar homônimo, sugeriu o nome Aiuaba que significava Bebedouro em Tupi Guarani!
    Quando era criança, até a década de 60, adorava a visita destes Padres na fazenda, era muita missa, queijo, doce de leite e galinha caipira. 😬
    Em 1970 nos mudamos para Recife!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Antonio Cristiano de Andrade, meu avô José jesus de Andrade é sobrinho legítimo do Pe Otávio.

      Excluir
  4. Retificando, o Pe Pedro José, que sugeriu o nome Aiuaba, era irmão de minha mãe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você é primo legítimo do meu avô, José jesus de Andrade, o pai dele Francisco José Andrade era irmão do padre Otávio.

      Excluir
  5. Obrigado Luiz Antonio pelo seu comentário. Ele agrega muito valor e soma conhecimento a postagem. Tradicionalmente nos Inhamuns existiam varias famílias de padres. Boa parte deles prestaram os mais relevantes serviços a Diocese de Crato. Antônio de Sousa Rego e Nazária da fazenda Várzea do Boi eram os pais de três padres. Padre Benedito de Sousa Rego, primeiro vigário de Varzea-Alegre, padre José da Costa leitão e Padre Antonio de Sousa Rego.

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo, Morais!
    Até os anos 70 a Igreja Católica era muito respeitada e desempenhava um papel fundamental na orientação e formação da família.
    Com os novos tempos, a igreja foi perdendo espaço, a família foi se desagregando e o resultado está aí!

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe informações acerca do filho dele, Pe.jose Wilson Andrade. Ainda é vivo, onde mora, ainda trabalha? Só por curiosidade.

    ResponderExcluir