Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 5 de maio de 2019

A abolição da escravatura negra era o maior desejo do Imperador Dom Pedro II


A ação do Imperador Dom Pedro II no sentido de promover e preparar a liberdade dos escravos não poderia deixar de ser lenta, e só poderia ser eficaz se fosse constante. Sua Majestade precisava convencer os homens políticos a atrair o concurso da Nação. Hoje em dia, percebe-se que nesse trabalho as interrupções foram senão aparentes, mas, para chegar aos resultados, o Soberano jamais foi além dos limites que lhe impunha a Constituição Imperial de 1824.

Quando, em 1850, a Assembleia Geral do Império discutia a lei de repressão do tráfico negreiro, e se mostrava ao Imperador os perigos aos quais a lei exporia o Trono, Sua Majestade, então com 24 anos de idade, replicou com energia:

– Prefiro perder a coroa a tolerar a continuação do tráfico de escravos!

Já em 1870, durante uma reunião do Soberano com o Gabinete de Ministros, o Barão de Cotegipe, então Ministro da Marinha, argumentava:

– A questão da emancipação é semelhante à pedra que rola da montanha. Nós não a devemos precipitar, porque seremos esmagados.

Ao que o Imperador replicou:

– Não duvidarei de me expor à queda da pedra, ainda que seja esmagado.

(Baseado em trechos do livro “Revivendo o Brasil-Império”, de Leopoldo Bibiano Xavier)

3 comentários:

  1. Prezado Armando - Por má fé ou ignorância os historiadores não mostram que a libertação dos escravos foi a principal causa da queda do império. Fazem crê, especialmente aos descendentes dos escravos que a escravidão interessava a monarquia. Por isso, por essa informação mentirosa todos nutrem raiva do império. Pelo pouco que conheço, que leio nunca vi tanto ludibrio.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais:
    Hoje li este comentário do estudante Andy Souza:
    “A monarquia é um ótimo modo de governo, é adotado por diversos países no mundo, muitos deles desenvolvidos e modernos, é superior a república, especialmente a presidencialista que costuma ser inconstante e raramente dá certo e no caso do Brasil não deu, na verdade já começou errado, enfim.
    Por que tanto preconceito contra a monarquia constitucional parlamentar? Vocês sabem algo sobre monarquia pelo menos? Estudam sobre o assunto antes de falar mal, criticar e zombar dos monarquistas? Todo esse preconceito é irracional! Não falem do que não sabem!”

    ResponderExcluir
  3. É o que se ver. Comentário de razoabilidade impar. A republica tem mostrado, entre outros males, que durante o seu tempo, grande parte se transformou em ditaduras : Ou militar, ou civil ou do judiciário. Anarquia geral.

    ResponderExcluir