Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 5 de maio de 2019

Lula agora manipula até as próprias afirmações - Por Josias de Souza


Lula sempre manipulou habilmente as declarações alheias. Agora, falseia até suas próprias afirmações. Na sua primeira entrevista como presidiário, declarou: "Não trocarei a minha dignidade pela minha liberdade." Na segunda entrevista, dessa vez ao jornalista Kennedy Alencar, ajustou o discurso para admitir o óbvio: equipa-se para solicitar a progressão de regime que levará à abertura de sua cela.

"Obviamente, quando os meus advogados disserem ´Lula, você pode sair´, eu vou sair. Só sairei daqui se qualquer coisa que tiver que tomar decisão não impedir de eu continuar brigando pela minha inocência."

Ainda que desejasse, Lula não poderia trocar a dignidade pela liberdade. Primeiro porque perdeu a dignidade ao cometer os crimes que o levaram à prisão. Segundo porque sua passagem do regime fechado para o semiaberto não é matéria sujeita ao escambo, depende da aplicação da legislação.

Num país submetido ao Estado de Direito, jamais será sonegado a um condenado o sacrossanto direito de defesa. A alegada "inocência" de Lula perdeu o prazo de validade quando sua culpa foi ratificada na terceira instância do Judiciário. Mas ao dizer que não abre mão de "continuar brigando", o preso como que desmente afirmações anteriores, nas quais tratava o Judiciário como parte de um grande complô político.

Lula costuma dizer que, quando puder, voltará a percorrer o país. Talvez não tenha a oportunidade de expor seu discurso desconexo a plateias companheiras cada vez menores. Está a caminho uma segunda condenação em segunda instância, referente ao caso do sítio de Atibaia. Somando-se as penas, Lula voltará para o regime fechado antes de se acostumar com as vantagens do semiaberto ou os confortos da prisão domiciliar.

Um comentário:

  1. Pelo poder Lula pisa no pescoço da mãe.
    Leonel de Moura Brizola.

    Esse Canalha tem toda capacidade do mundo para o ludibrio, enganar e mentir. A única coisa que lhe falta é vergonha na cara.

    ResponderExcluir