Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 26 de setembro de 2023

SOBRE NOSTALGIA, MELANCOLIA E SAUDOSISMO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 

Apoio-me em minhas repetições para escrever, pois, sem esse gancho, ficaria em palpos de aranha para iniciar um assunto. São confissões no tempo das viroses. afinal de contas, a vida é uma viagem de observações pelos sentimentos.

Melancólico sou, às vezes, e me tranquilizo, ao saber que esse estado da alma é uma manifestação artística e poética, uma elevação do espírito. Não é depressão que, ao contrário, é uma doença carente de cuidados médicos.

Logo depois, me encarrego de dissipar dúvidas sobre saudosismo e nostalgia, sentimentos bastante comuns em momentos de reclusão e recomeços.

O saudosista quer viver, de novo, a vida que já viveu.

A vida, como se sabe, é linear com alguns pontos mortos e, se fosse para fazer um filme, seria possível colocar na narrativa o que mais nos interessasse. Já a nostalgia é diferente e nos permite contemplar apenas o que existe de belo em nossas mentes.

E é isso que tenho procurado exercitar, quando sou remetido ao Cariri de minha infância, adolescência e vida adulta, onde fiz a minha estréia em 1957, aos nove anos de idade.

Crato, a “Princesa do Cariri, e Juazeiro do Norte, a “Capital da Fé”, como roteiros longos e nostálgicos de uma narrativa feita mais com o coração do que com a memória.

Cidades que nos abraçaram e que marcaram a nossa existência embalada de doçura e amizade.

Como cantou o mestre Luiz Gonzaga “de Juazeiro a Crato e, de Crato a Juazeiro, é romeiro só”.

Por que estou escrevendo isso?

Nostalgia de uma época em nossa vida em que, com o passar do tempo,  internalizamos ser bem melhor que hoje.

Simples, assim.

Sejamos nostálgicos.

Um comentário:

  1. Prezado Wilton - A sua crônica é de admirável feitura. Leitura prazerosa. Eu sou um saudosista inveterado e isso não me tem dado nenhum prejuízo. É que a saudade é seletiva, podemos escolher de que ter saudades. E é claro lembramos sempre das coisas boas vividas.

    ResponderExcluir