Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 18 de outubro de 2019

A paixão do Ofrásio - Por Antônio Morais.

Por vários séculos a virgindade foi o selo de garantia da castidade e fidelidade. Ai de quem depois do casamento o marido tomasse conhecimento que a mulher não era virgem, era motivo de briga de foice e fato furado com peixeira 12 polegadas.

Salomé, filha de um abastado fazendeiro do Sitio Cipó dos Tomás no distrito de Ponta da Serra em Crato, aos 15 anos teve uma paixão desenfreada por um rapaz, fez bangalafumenga e perdeu o selo de garantia. O Rapaz fez bunda de ema, capou o gato, fez finca pé e desapareceu da noite para o dia e não se teve mais noticias. 

Salomé se trancou na camarinha e não botou mais a cabeça na janela.

Chegado a localidade, vindo da Paraíba, onde havia feito umas estripulias, Ofrásio se achega na igreja e se encontra com Salomé na missa dominical. Foi amor a primeira vista, era a oportunidade do velho fazendeiro passar a promissória adiante. 

O problema era a falta do selo de garantia e a reação do Ofrásio aos descobrir a fraude. Na hora do pedido de casamento, o pai muito cauteloso, procurou adiantar para Ofrasio o estado virginal da filha.

Deu-se então o presente dialogo entre os dois:

Ofrásio - Eu quero saber se o senhor consente que eu me case com sua filha Salomé?

Pai da Moça - Eu temo que não dê certo, ela tem o gênio ruim, não se dá nem com a mãe dela.

Ofrásio - Nós gostamos muito um do outro e confio que vai dar certo.

Pai da moça - Depois de muito "vai e vem" resolveu passar a informação cabeluda e temida: o problema é que ela já é furada, expressão bem do populacho matuto.

Ofrásio - Ora mais que besteira essa, eu quero né pra carregar água não.

Um comentário: