Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 6 de outubro de 2019

Dona Fideralina Augusto - Transcrito do Blog do Crato, postagem do Armando Rafael.

Segundo a Wikipédia: “Fideralina Augusto Lima nasceu em na Vila de São Vicente Férrer das Lavras da Mangabeira, no dia 24 de agosto de 1832 e faleceu no Sítio Tatu, de sua propriedade também em Lavras da Mangabeira, no dia 16 de janeiro de 1919. 

Era a filha mais velha de Isabel Rita de São José e do Major e político local João Carlos Augusto. Foi casada com o Major Ildefonso Correia Lima, Capitão da 1ª Companhia do Batalhão nº 28 e Major Fiscal da Guarda Nacional de Lavras, com quem teve doze filhos.

“Senhora de inúmeras propriedades rurais no município e prédios residências na Vila, muito gado e muitos negros que o serviam como escravos. 

Criou seus filhos sozinha, pois ficou viúva muito cedo, deu-lhes rígida educação que primava pelo respeito e obediência. A influência da matriarca fez com que filhos e descendentes fossem deputados estadual, federal, senador, intendentes e vereador ao longo do tempo. 

Atualmente, Heitor Férrer, trineto de Fideralina, é deputado estadual, e Roberto Cláudio, tataraneto, é prefeito de Fortaleza.

“Gostava de trabalhos manuais, como fiar, fazer varanda de rede. Era muito religiosa, rezava o Ofício de Nossa Senhora e, quinzenalmente, assistia a missa que mandava celebrar na capela da sua propriedade (Tatu). 

Teve uma participação ativa na vida política e social do Ceará, com todas as prerrogativas de coronel latifundiário, sendo respeitada como tal. Fideralina levava sempre consigo um bacamarte ou garrucha, nas caminhadas andava a cavalo ou de liteira, contava para sua guarda e proteção, homens corajosos e hábeis no manejo das armas, conhecidos como “os cabras de Dona Fideralina”

4 comentários:

  1. O Major Ildefonso Correia Lima era varzealegrense, filho de Raimundo Duarte Bezerra, o conhecido Papai Raimundo.

    ResponderExcluir
  2. Mulher de voragem, Fideralina enfrentou preconceitos e adversidades da política, das secas e do desconhecido daqueles tempos em que a modernidade ainda não chegara.

    ResponderExcluir
  3. O Estado do Ceará possui várias mulheres que fizeram história: Bárbara de Alencar, Fideralina Augusto e a Bem Aventurada Benigna Cardoso da Silva estão entre elas.

    ResponderExcluir
  4. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Dr. Padman. por me ajudar a recuperar meu amante depois que ele me deixou alguns meses atrás. Enviei amigos e meus irmãos para implorar por mim, mas ele recusou que tudo acabasse entre nós dois, mas quando conheci o Dr. Padman. ele me disse para relaxar que tudo vai ficar bem e realmente depois de apenas dois dias eu recuperei meu homem. muito obrigado Dr. Padman. aqui está o e-mail desse grande homem, se você precisar da ajuda dele, pode entrar em contato com padmanlovespell@yahoo.com

    ResponderExcluir