Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 30 de janeiro de 2024

117- O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


No primeiro semestre de 1969, não posso precisar dia e mês, a sociedade cratense se reuniu no Crato Tênis Clube e depois AABB para um baile onde cada estado brasileiro foi representado por uma garota em desfile típico.

O sucesso foi tamanho que se repetiu por mais de uma vez em cada clube. O conjunto o de sempre : Hildegardo Benício.

Lembro-me bem, sem nenhuma dúvida, que as minhas prezadas amigas Edna Saldanha e Maria do Sol Bezerra desfilaram representando o estado do Paraná como uma autêntica  colhedora de café e uma paulistinha respectivamente. 

Duvido que elas com suas  memórias prodigiosas não se  lembrem da música  que  o Hildegardo tocou para elas desfilarem.

Os tempos eram outros, os costumes também, os eventos se convertiam em  manifestações nobres capazes de marcar pela decência  a memória de todo aquele que ainda  tem a capacidade de sentir saudades.

Estive nestes bailes  com o meu  colega do colégio, amigo e camarada Anario de Sá Cavalcante.  Pedimos uma "cuba montilla" ao garçom "Fuin" servida sob o olhar desconfiado do Mário Frota  dono do bar.

Naquele tempo de antanho estudante não tinha dinheiro.

6 comentários:

  1. Nestes tempos de antanho a sociedade do Crato era muito criativa. Sabia atrair as pessoas com boas promoções sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lembrança boa amigào. E sua memoria e privilegiadíssima. Eu, ainda lembro da primeira festa de fornatura que fui, no referido clube. Dezembro de 77, acompanhado, daquela que havia arrebatado.meu coraçào, fazia pouco tempo. No auge da juventude, movimentei bem, os hormônios.

      Excluir
  2. Morais,
    Vc falou no Garçom FUINHA e lebrei-me de uma passagem engraçada quando fui Presidente do CTC e era uma festa de Galã,tipo Baile das Debutantes,com o clube repleto de sócios e membros da alta sociedade do Cariri,quando fui procurada pelo Diretor Social GILDÁSIO(da cidade de Brejo Santo),fazendo uma denúncia de que o garçom FUINHA,ao trazer uma bandeja cheia de bebidas,se escondia por trás das colunas arqueadas do Clube,dava uma paradinha,olhava prum lado e para o outro e se não tivesse ninguém olhando pegava um dos copos e tomava "uns goles" dos whyskis.
    Então combinei com Gildásio para fazermos o fragrante....
    Seguimos o Garçom e quando ele parou e estava"dando uma bicada" o abordamos e eu ,na qualidade de Presidente assim me expressei:Mas FUINHA vc é o garçom mais antigo do Clube e bebendo das doses dos Sócios.....vc não pode se comportar desse geito,Vc sabe que podemos lhe punir baseado no ESTATUTO do Clube....ao que FUINHA já meio embriagado protestou:"Que estatuto TABACO é esse que não aguenta umas "bicadas" de Whysk.......kkkkkkk
    Saímos rindo da esperteza de FUINHA mas tivemos de dar-lhe uma suspensão.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Dr. Luciano : Fuin e Cabileira eram os garçons mais conhecidos dos clubes sociais de Crato naqueles tempos.

    ResponderExcluir
  4. Sim !
    Isso mesmo,eram conhecidos,mas também "muito "SABIDOS".......kkkkkk

    ResponderExcluir