Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 21 de janeiro de 2024

097 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.

José de Brito, um homem de valor - Por J. Lindenberg de Aquino.

Conheci muito José de Brito. Entusiasta, sério, convincente e, sobretudo, amigo dos seus amigos e conterrâneos. Chegou a escrever durante um tempo, mas não seguiu a carreira da imprensa.

Criou em Crato família modelar que encaminhou pela vida afora. Dentre seus filhos posso citar José de Brito Filho, bancário, escritor, poeta e ardoroso defensor do cariri. Heitor, engenheiro, gente muito fina, inteligencia privilegiada, "puxou ao pai"  e Telma, escritora de méritos. E Rui, que saiu do Crato muito moço.

Sempre me dei muito bem com a família, os José e Dona Rosinha que deixaram no Crato justa fama de inteligentes, hospitaleiros, leais, francos e amigos, além de uma família numerosa ilustre e distinta.

José de Brito, dono de seus ideais que abraçou com entusiasmo, defendeu galhardamente, pelos quais lutou,  sofrendo por isso perseguições, injustiças e até ofensas, daqueles que se diziam, como hoje, donos da verdade e se julgam donos do mundo.

Sua família é maravilhosa, todos inteligentes, uteis, cidadãos prestantes e dignos. Uma boa descendência que orgulha o Crato e o Cariri.

Parentes próximos de Zuza Figueiredo e J. de Figueiredo Filho, dois esteios da cultura e da dignidade em nosso meio. Quem os conheceu e os conhece, pois os descendentes também são dignos  e inteligentes, têm orgulho da amizade  desse clã caririense.

A escritora Telma de Figueiredo Brilhante está no primeiro plano das novas gerações dos Figueiredos. E pavimenta bem o caminho de sua gloria.

6 comentários:

  1. Não conheci o meu parente José de Brito. Conheci sua história honrada, digna e de legados nobres. Exemplo de homem a ser seguido. Junto com dona Rosinha deixou-nos uma ninhada de filhos tão bons quanto eles. Parabéns a ilustre família.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, amigo Morais, pela gentileza dessa publicação. A família tem muito orgulho de nosso pai. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos ao parente Antônio Morais a postagem desses comentários e imagens sobre nosso pai, José de Brito. Nossos sinceros agradecimentos. FELIZ NATAL E UM ANO NOVO DE PAZ E ESPERANÇAS, EXTENSIVOS À FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  4. É dever de gratidão escrever e disseminar a memória e história de todo aquele homem de bem que contribuiu com a humanidade.

    José de Brito, legado de valores e bons costumes a serem seguidos por todos.

    Parabéns aos familiares.

    ResponderExcluir
  5. Aos poucos, vou conhecendo um.pouco mais o Sanharol, e entendendo de onde vem tanta grandeza e humildade.

    ResponderExcluir
  6. Alguém conhecrram ou ouvuram falar de Dr.elizio Figueiredo?

    ResponderExcluir