Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 9 de janeiro de 2024

075 - O Crato de Antigamente - Por Antonio Morais.


Uma das mais importantes edificações das últimas três décadas no Crato foi a construção da estátua de Nossa Senhora de Fátima, idealizada pelo nobre deputado Ely Aguiar.

No inicio de sua construção, a base do pedestal, a construtora  tinha  como  gerente Raimundo Nonato Bezerra de Morais, Mundim do Vale um varzealegrense da  minha mais elevada estima.

Um engenheiro   veio receber a parte construída. Mundim do Vale  contratou  todo pessoal de Várzea-Alegre. Pedreiros, marceneiros,  serventes e o vigia. Por recomendação do  Mundim do Vale o engenheiro  me procurou  para  levá-lo  ao local.  

Chegando no local encontramos  o seguinte quadro :  Uma panela  de feijão numa trempe e um vigia. Um cabrinha  vermelho, cabelo pichaim, baixinho, com uma camisa do Flamengo e um boné com a foto de  Dilma Roussef, enjoado e atrevido que só esses  chefes do MST etc.

Desci do carro e me dirigir dizendo : Eu sou da Polícia Federal e vi aqui verificar essa obra, dizem que há desvio de recursos.

O caboclo botou as mãos  nos quadris, e, me encarou  dizendo : " Derna de quando  você é da Polícia Federal? Você num é  fio  de meu padim José André, do Sanharol, em Várzea-Alegre?

O vigia é filho de um morador do meu pai e eu não conhecia.

Perdi a "oturidade".

3 comentários:

  1. Importante edificação. A religião e Nossa Senhora abrindo caminhos do bem, da paz e amizade.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade havia um zum zum zum de desvio de dinheiro da construção. No Brasil roubam até Nossa Senhora.

    ResponderExcluir
  3. Da casa onde moro, no Caldas, pode-se vislumbrar a colossal estátua.

    ResponderExcluir