Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 23 de janeiro de 2024

103 - O Crato de Antigamente.

A foto resgata o maior evento religioso da Diocese do Crato desde sua  criação. 

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, Peregrina Mundial, a sede da Diocese do Crato e às demais paróquias, ocorrida em 13 de Novembro de 1953, no ano do Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Francisco de Assis Pires, segundo bispo diocesano do Crato, e, do centenário de elevação do Crato à categoria de cidade.

O primeiro da esquerda para direita Mons. Rubens Lóssio, seguido por  Mons. Dermival da paróquia de Brejo Santo, o de batina preta não identificado, padre Demontiê, de óculos escuro que acompanhava a imagem na peregrinação, Audizio Brizeno, de terno  branco, o último a direita, sócio proprietário do Posto Crato,  a quem pertencia  o automóvel  que  conduzia a Imagem Peregrina.

Sustenta a história que  a imagem já estava na Sé Catedral e ainda  tinha carros e gente a pé  nas Guaribas.

8 comentários:

  1. Nesse tempo abençoado o Crato era altaneiro, município modelo e capital da cultura. Cidade de muita fé, tinha Nossa Senhora como solução de seus problemas. Hoje paga bem caro pela ausência de Deus no coração de seu povo. Salve Nossa Senhora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou pouco e disse tudo!

      Excluir
    2. O Monsenhor Dermivak de Anchieta Hondim era sobrinho do Monsenhor Rubens Hondim Lossio.

      Excluir
  2. Não conheci, em Crato, nenhuma outra escultura tão bela como o monumento à Nossa Senhora de Fátima no antigo aeroporto do Crato na Chapada do Araripe. Tinha a Divindade da santa.

    ResponderExcluir
  3. O motorista de praça “seu Audizio” o cara que mais fumava no Crato, acendia um cigarro no outro.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda o conheci.Fumava mais do que ajudante de pagé em terreiro de macumba.

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe comentava esse dia com muita emoção, falava que roupas de mangas longas foram confeccionadas até para as crianças fazerem a visita a Santa imagem.

    ResponderExcluir
  6. Meus pais falavam bastante sobre esse momento de muita emoção pra nossa cidade ! Retemos uma foto da santa com carinho por ser meus pais devotos fervorosos !!!!! Temos uma imagem indentica presente da minha mãe ao meu pai !!! Na procissão no mês de maio padre RUBENS fazia o encontro delas enfrente ao comércio da minha mãe enfrente a praça de São Vicente !!!! Meu pai caprichava no altar pra ficar no nível do andor Era lindo esse momento. comovente mesmo. !!! Acredito ter fotos desses momentos nos arquivos da Igreja da Sé Catedral!!!!

    ResponderExcluir