Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 1 de abril de 2024

196 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Um dos problemas do "Telurismo" deve ser os costumes, a língua e a alimentação. Quem  viaja para o exterior deve ter problemas relacionados  a esses temas.

Um casal amigo meu foi passar ferias na França. Nada de entender o quiri quiqui que as pessoas faziam ao lado. Isolado do mundo. Se aconchegou num restaurante e, passou próximo outro casal cuja mulher tinha uma bunda gigante. O marido diz para esposa, bem olha o tamanho da bunda desta mulher! A mulher se vira e diz : São brasileiros, falam português, graças a Deus encontrei vocês. Há dias estamos completamente isolados de comunicação. Então foi uma festa.

Assim é que um casal do Crato tinha uma ninhada de filhos aplicados e estudiosos. Fizeram carreira no norte do país, especialmente na atividade do direito. Era promotor de justiça, juiz e desembargador.

Um dia resolveram levar o velho pai para  uma "turistada" na amazônia. No Rio Madeira no almoço  "tartaruga ao tucupi", no Rio Negro no jantar "jacaré a mostarda", no Solimões no café da manhã uma "fritada de pirarucu  com tacacá" e o velho se lascando de fome.

Um dos filhos perguntou : Papai, que tristeza é essa? O senhor não ri, não canta, não assovia, não  acha graça, não conversa. O senhor está com saudade de mamãe?

O velho : Não, dela não, nem um pingo, eu estou com saudade mesmo é do "angu com toicin" que ela faz. 

3 comentários:

  1. Isso mesmo. José Clementino dizia - Sirva-me isso que eu já conheço.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkklkkkkkkkkkkkmkkkkllkkkkkkkklkkkllllllkkkkkkkkkkkkkkkl escapou, porque estava distante......

    ResponderExcluir