Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 6 de abril de 2024

204 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Um coronel da policia militar do Ceará, já na reserva, residente na cidade de Fortaleza, comprou uma fazenda  nos  sertões dos Inhamuís. Uma vez por mês visitava a fazenda e demorava não mais que um dia. 

Começou a cortejar a mulher do encarregado e foi correspondido. Então, passou a visitar  a fazenda de dez  em dez dias e com uma permanência de três ou mais dias.

Os filhos notaram o homem vestindo roupas novas, usando perfume e pintando o cabelo. O mais velho advertiu : papai acabe com isso. Esse negócio nem sempre termina bem. 

Mas, observando ser trabalho perdido aconselhou que o velho passasse, pelo menos, a andar armada. Então, sempre que o Coronel ia à fazenda ou seja semanalmente, levava o seu revolver na cintura.

Um dia o caseiro se achegou do Coronel e disse : Hoje eu quero ter uma conversa com o senhor.  Pode falar. Não, aqui no meio do povo não. A conversa é séria, tem que ser só nós dois.

O Coronel  conduziu o sócio para os fundos do curral e disse : Fale o que você tem a dizer. O encarregado lascou : "Nossa muié tá botando chifre em nois".

2 comentários:

  1. O caseiro até que aceitava por ele, mas, o patrão não merecia tamanha desfeita. Né mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkl nasceu kenga ate a centesima geração.......

    ResponderExcluir