Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 1 de abril de 2024

198 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.

O Coronel Gumercindo Braveza era um matozense da gema. Nascera por ali, há mais de 70 anos e defendia sua terra, se preciso fosse, de trabuco na mão.

Sua palavra era definitiva, sabia ser ríspido e bravo quando necessário. Era sim-sim, não-não. Comparecia a Vila apenas nos Sábados, nos dias de feira. 

Dizia-se que o escritório do Coronel estava montado no café de Dona Ridinaura, Riri. Tomava um caldo de mocotó pela manhã, almoçava um porco na rola e jantava um prato mais leve "muncuzar e buchada".

Aproveitava para atualizar-se das fofocas, Dona Riri mantinha uma especie de SNI naquelas brenhas, era  a Globo do lugar. 

O velho Gumercindo caiu doente, começou a se mostrar rouco e piorou do picarro habitual. Enrabou as meizinhas do Boticário Janjão, sem melhora. A pedido de um filho botou-se para capital e lá se constatou tratar-se de um câncer de laringe. 

Semana seguinte Dona Riri deu a noticia : Gomercido sofrera uma operação muito grande para retirar um quisto da goela e estava quase sem fala.

Dias depois Gumercindo voltou ao escritório. Foi recebido com festa. A velha olhava pra ele com uma curiosidade nunca vista. Estava num pé e noutro para perguntar detalhes daquela voz de Pato Donald. 

Mas, cadê coragem. Quando o Coronel perguntou o preço da refeição Riri lascou : Vinte e cinco reais.

O que, tá ficando doida. Duas vezes mais caro que na capital?

Finalmente Dona Riri teve o mote que esperava: Tudo subiu Coronel, O arroz subiu, o sal subiu, o feijão subiu, a farinha subiu, a carne subiu, e, por falar nisso o que é esse buraquinho que o senhor tem no gogó? 

O coronel disparou - É o cu, tudo num subiu? Pois o cu subiu também e agora tá aqui no pescoço.

Dr. JFlavio Vieira.    

4 comentários:

  1. Cel Braveza. Ríspido , disciplinado e disciplinador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ķķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Como sempre, nosso amigo Dr. Zé Flávio nos traz boas histórias. Bons causos

    ResponderExcluir
  3. Eita putaria da porra.

    ResponderExcluir