Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 6 de abril de 2024

202 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.

Quem viveu as décadas de 60 e 70 do século passado, conheceu uma época de grandes dificuldades. Jovens deixando o seu torrão natal e fixando  residência em São Paulo, deixando para trás pai, mãe, irmãos e amigos.


Raimundo Correia Ferreira.

Três personalidades se destacaram por serem os pioneiros no transporte de passageiros, no vai e vem entre o nordeste São Paulo.


Antônio Timóteo Bezerra, Chagas Bezerra.

É certo que não é dado o devido reconhecimento a Antônio Timóteo Bezerra, Chagas Bezerra, Raimundo Correia Ferreira titulares da Viação Varzealegrense e José Gonçalves Bezerra, Zezito da Expresso Real Caririense.

Prestaram  todo tipo de favor que se possa imaginar, empregos, assistência e orientação. Como disse Chagas Bezerra ao Governador de São Paulo Jânio Quadros quando foi registrar a empresa. 

Diante da grandeza do empreendimento o governador Jânio perguntou : isso vai dar certo amigo Chagas?

Vai, "eu trago os iludidos e levo de volta os desiludidos".


José Gonçalves Bezerra, Zezito e a esposa Toinha Bezerra.

Mas, eu peço permissão para contar uma historinha do Zezito, o homem mais humano, bom e amigo que se ouviu falar naqueles tempos. 

Um varzealegrense que não revelo o nome nem sob tortura chegou em São Bernardo num período de safra ruim para emprego. 

Com um certo tempo estava devendo a pensão que ocupava e se desesperou. Procurou Zezito e contou sua historia, Zezito lhe perguntou, o que  você deseja que eu faça por você? Eu quero que você me empreste uma quantia para eu pagar umas pendências e voltar para Várzea-Alegre. De lá eu te mando. 

Informado a importância Zezito entregou o numerário. Quando o rapaz chegou na pensão estava  a convocação para o emprego. Um mês depois recebendo o primeiro ordenado procurou Zezito para pagar a dívida. 

Zezito falou : Você já está podendo pagar?  Já resolveu seu problema? Eu pensava que você tinha retornado a nossa terra?

O nosso sertanejo quitou a divida  monetária, agradeceu, ficou devendo o obséquio, a consideração e a gratidão. 

Hoje, conta esta história bonita, solidária, humana e que honra o nosso inesquecível José Gonçalves Bezerra, Zezito.

4 comentários:

  1. Três grandes empreendedores e pioneiros no transporte de passageiros no nordeste. Três varzealegrenses de fibra. Dois com ligações com o Crato e um com Cajazeiras e Juazeiro do Norte. Pelo que realizaram pela região não receberam a devida consideração e reconhecimento do puder publico. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. A historia está permeada de casos assim. Alguns de grandes vitorias e sucesso, como o do médico, que está nos brindando com sua trajetoria no Crato de Outrora. Homens de bem, jamais podem ser esquecidos, por aqueles que os conheceram.

    ResponderExcluir
  3. Antes dessa empresa era no caminhão chamado pau de arara
    Tinha um primo ja falecido que veio no pau de arara uma semana de viajem.

    ResponderExcluir