Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 17 de junho de 2022

Angu com toucinho - Postagem do Antônio Morais.


Contavam-se, e ainda contam, muitas sobre o Major Feitosa, dos Inhamuins. Era deveras obstinado. Certo dia ele mandou uma pessoa ir até a casa do velho Adriano, nas Cajazeiras, município de Mombaça, saber se o mesmo podia ir montar um engenho seu, no lugar Cococi.

Seu Adriano chegou no Cococi, acompanhado de um caboclo par ajudá-lo. Então o Major perguntou-lhes qual a comida que eles gostavam. Seu Adriano, querendo ser agradável e educado, respondeu que gostava muito de um angulzinho temperado com toucinho, e o caboclo, mais apresentado, disse que gostava muito era de arroz, carne e queijo.

Passaram duas semanas trabalhando e todos os dias, no almoço e no jantar, para o caboclo, arroz, carne e queijo, e para o seu Adriano, angu temperado com toucinho.

3 comentários:

  1. Nessa epoca era assim mesmo. A palavra tinha valor. Hoje é mercadoria dos mercadantes promoverem suas lambanças e enganar o povo.

    ResponderExcluir
  2. A família Feitosa dos Inhamuins tinha uma grande ligação com o Crato. Todo fazendeiro abastado do clã tinha um ou mais filhos no Seminário do Crato.
    São incontáveis os padres procedentes da família. O major Feitosa, o principal líder da família tinha uma filha casado com o cratense Dr. Derval Peixoto, odontólogo e politico, com mandato de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Ceará. Diversos padres serviram as paróquias da Diocese do Crato e muitos deles viveram em Crato. O Crato é um eterno devedor do trabalho deles.

    ResponderExcluir
  3. As famílias dos Inhamuins foram alavancadoras do Seminário do Crato. Cada uma delas tinha um ou mais filhos no seminário. Três filhos de Antônio de Sousa Rego eram padres.
    Vou tentar fazer um apanhado com a relação dos padres oriundas da Região dos Inhamuins com passagem pela Diocese do Crato. Solicito aos amigos que lembrem dos que por ventura eu tenha esquecido :
    Padre Benedito de Sousa Rego.
    Padre José da Costa Leitão.
    Padre Antonio de Sousa Rego.
    Padre Joviniano Barreto.
    Padre Francisco de Assis Feitosa.
    Padre Neri Feitosa.
    Padre Antonio Feitosa.
    Padre Manuel Alves Feitosa.
    Padre Achiles Feitosa.
    Padre José Otávio de Andrade.
    Padre José Wilson de Andrade.
    Padre Clairton Alexandrino.
    Padre Antônio Teodósio Nunes.

    ResponderExcluir