Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 19 de junho de 2022

UMA ATITUDE DE REI - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Aos 29 anos Pelé foi para a Copa do México de 1970 entendendo o que ela significava para ele.

Encarou de tal maneira a conquista do tri que acabou contagiando companheiros conscientes de ser aquela a última Copa deles.

Casos de Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza e Gérson.

O que se viu foi uma gigantesca onda em forma de time de futebol.

Como admitiu Eric Hobsbawm, diante da maior Seleção Brasileira de todos os tempos, o futebol inserido como grande arte.

Se poderia esperar por parte de Neymar uma atitude pelo menos parecida?

Futebol o mimado pop star brasileiro possui. O que lhe empresta autoridade para, se quiser, animar o movimento do grupo visando a jornada brasileira no Qatar.

Embora tenha se dedicado ultimamente ao aconselhamento dos mais jovens do escrete, de Neymar não se pode esperar a estatura de Pelé para inebriar um time.

Entre os dois existem diferenças abissais que não permitem comparações.

Há homens que demoram a amadurecer.

Do que gastamos na vida o mais caro é o tempo.

E fica complicado quando o tempo de um astro é ocupado por duas paixões: o futebol e a vida de prazeres nababescos que a riqueza oferece.

E como sentenciou o "Freud brasileiro" Nelson Rodrigues: "As paixões são exclusivas. Duas paixões se excluem pela suspeita da traição."

3 comentários:

  1. Pedindo venhas e respeitando a opinião dos que pensam ao contrario o que falta no Neymar é o personalidade e o caráter do próprio Pelé, Gilmar dos Santos Neves, Mauro Ramos de Oliveira, Nilton Santos, José Ely de Miranda, Mário Lobo Zagalo e tantos outros.

    ResponderExcluir
  2. Quando Renê Simões declarou que estávamos criando um monstro muito gente não acreditou.

    Com o tempo o próprio Neymar se encarregou de mostrar que o Renê estava certo.


    ResponderExcluir
  3. Assistindo o Jogo do Atlético Mineiro e Flamengo vi uma grande aberração. Luiz Roberto, o narrador disse : "Estou entra dois grandes comentarista do Brasil, Fábio Junior e Roger Flores". Certamente ele não sabe que existiram Rui Porto e Mauro Pinheiro.

    ResponderExcluir