Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Eis os 5 nomes no MDB que Davi Alcolumbre veta para receber cargos - Por Tales Faria



Jader Barbalho (PA), Fernando Bezerra (PE), José Maranhão (PB), Eduardo Braga (AM) e, naturalmente, Renan Calheiros (AL).

São estes os senadores do MDB a quem o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AC), não aceita conceder cargos na Mesa Diretora ou em alguma comissão importante da Casa.

O recado foi dado à bancada pela ex-líder Simone Tebet (MDB-MS) na reunião desta segunda-feira (4), mas não será repetido publicamente. O MDB tem 13 senadores. cinco estão vetados. Eduardo Braga respondeu que "isso é inaceitável". Foi um encontro muito tenso e terminou sem acordo.

Simone participou da reunião no estilo "é isso ou nada". Disse que se o MDB não aceitar será desidratado, pois muitos senadores deixarão o partido. Inclusive ela.

Os oposicionistas responderam que tentarão montar um bloco com o PT, compensando eventuais governistas que se desfiliem.

O PT tem seis senadores. Ou seja, pelo critério da proporcionalidade, esse bloco pode ser o maior da Casa. Teria o direito a fazer a primeira escolha para a Mesa e para o comando das comissões.

Mas Davi Alcolumbre e Simone Tebet ameaçam formar, então, um grande bloco reunindo o equivalente à maioria absoluta dos senadores para "bater chapa". MDB e PT poderiam ser, assim, totalmente excluídos da distribuição de cargos.

É este o impasse que será discutido na reunião dos líderes do Senado. O problema é que nem Simone Tebet, por um lado, nem Eduardo Braga e Renan, pelo outro, sabem ao certo o tamanho de suas tropas dentro do partido.

Quem os trairá? O medo de traições é geral. Até mesmo entre os cinco vetados por Alcolumbre, há nomes, que o grupo de Simone acredita que têm potencial, digamos assim, para se tornar governistas.

São eles: Jader Barbalho, cujo filho Hélder é governador do Pará e precisará do governo federal, se ausentou da votação para presidente da Casa; Fernando Bezerra, já esteve aliado a Simone e pode voltar ao ninho; e José Maranhão é aliado em seu Estado de tucanos que defenderam Alcolumbre.

2 comentários:

  1. Se dependesse desses cinco o senado estava no chão. Corta o mal pela raiz.

    ResponderExcluir
  2. Elimina esse quinteto, pois quem anda com porcos, farelo come.

    ResponderExcluir