1) O Rei pensa nas futuras gerações; o presidente pensa nas futuras eleições.
2) O Rei é educado desde criança para reinar com honestidade, competência e nobreza, e durante toda a vida participa dos problemas e do governo do país. O presidente não é educado para o cargo, sendo frequentemente um aventureiro. É como um passageiro de avião, que conseguiu ser eleito pelos outros para pilotar.
3) O Rei não está vinculado a partidos políticos nem depende de grupos econômicos, por isso pode decidir com independência o que é melhor para o país. O presidente se elege com o apoio de partidos e dependente de grupos econômicos, que influem nas suas decisões.
4) O Rei representa para o povo a figura de um pai e cria na nação a consciência de uma grande família, com um destino comum a realizar. O presidente trata seus correligionários como um pai e seus adversários como um padrasto porque não votaram nele.
5) O Rei é o símbolo vivo da nação, personifica sua tradição histórica e lhe dá unidade e continuidade. O presidente tem um mandato de apenas quatro anos e é eleito por uma parte da população. Por isso não personifica a nação nem lhe dá unidade. O Rei une, o presidente divide.
A principal diferença é que o Rei prepara sucessores e o presidente da republica prepara herdeiros. O Rei se dá a respeito e o presidente da republiqueta do Brasil não tem nenhum pudor em se mostra canalha, pilantra, vigarista.
ResponderExcluir