Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 28 de março de 2019

Morre Mons. Manuel Feitosa

     Faleceu às 4:30h deste dia 28 de março, em sua residência, o Monsenhor Manuel Alves Feitosa.  Cedinho a notícia se espalhou pela cidade e pelo Cariri.   Monsenhor Manuel Feitosa nasceu em 25 de novembro de 1930, na zona rural do município de Arneirós, no Sertão dos Inhamuns.  Filho de João de Araújo Galvão e Francisca Morais Feitosa, seus pais eram agricultores.

          Monsenhor Manuel Alves Feitosa deixa o exemplo de um sacerdote íntegro, sério e totalmente devotado à sua vocação. Aos 8 anos de idade veio morar em Crato, na casa do seu tio materno, Mons. Antônio Feitosa, para se preparar e ingressar no Seminário São José. Foi ordenado sacerdote em Crato, por Dom Vicente Matos. Após ordenado foi nomeado Prefeito de Disciplina, do Seminário São José, no reitorado do Padre Newton Holanda Gurgel.

           Ao longo de sua vida sacerdotal foi vigário-cooperador da Paróquia-Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, onde ele permaneceu por sete anos. Em 1968 foi nomeado Pároco da Paróquia de Santo Antônio, de Jardim, onde viveu por outros sete anos. Em 1980 foi designado Pároco de Assaré, e lá permaneceu vinte anos. Em 2000, já no episcopado de Dom Newton Holanda Gurgel foi removido para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Crato, onde ficou até sua aposentadoria.

           Sempre foi um sacerdote, manso, prudente e virtuoso. Merece agora o descanso eterno no Céu.

3 comentários:

  1. Prezado Armando - Conheci o Monsenhor Manuel Alves Feitosa ainda padre com mandato na paróquia de São Vicente Ferrer em Lavras de Mangabeira, inicio da década de 70 do século passado. Um padre humilde, simples, dedicado e operoso. Acompanhei seu mandato na Paroquia de Nossa Senhora das Dores em Assaré e, por fim, no meu bairro na Igreja de nossa senhora de Fátima no Pimenta em Crato.

    Havia uma grande amizade entre ele e os meus pais de quem era parente. Perde a igreja católica um grande bem-feitor. Ganha o céu um grande pastor, mais um santo.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Morais. Mons.Feitosa era daqueles padres que tinham o respeito dos fiéis.Honesto, digno e autêntico.Um homem santo.

    ResponderExcluir
  3. O Mons. Manuel Alves Feitosa deixa - na memória coletiva dos católicos caririenses - a imagem de um sacerdote que viveu para a sua vocação: um padre prudente, manso, obediente aos seus superiores, cordato, destituído de sentimentos baixos ou menos nobres. Com certeza Deus o recebeu com a misericórdia de Pai.

    ResponderExcluir