Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

A aventura de Ladislau Camilo - Por Antônio Morais.


Glorinha, a quinta da esquerda para direita.

A primeira agência do Banco do Brasil da região foi a do Crato. Na década de 60, do século passado o fiscal percorria as cidades circunvizinhas cadastrando os agricultores e aprovando um limite de crédito.
Poucos se "astreviam" a fazer o empréstimo. Os velhos daqueles tempos não eram aventureiros, muito pelo contrário eram prudentes e cautelosos.
Ladislau Camilo, um caboclo de Várzea-Alegre, morador no sitio Vacaria,  com "setentanos" nos costados, veio apanhar a parcela do seu empréstimo. Com a bufunfa no bolso encontrou o fiscal Antônio Luiz na porta do banco.

Perguntou, então : um lugar para tomar uma cerveja gelada. O fiscal respondeu : se você quer uma cerveja gelada é aí próximo no bar do Almir Carvalho ou do Dom João, mas, se você quer além da cerveja uma boa companhia siga por esta rua até a Praça Cristo Rei, atravesse a linha do trem e procure o "Cabaré da Glorinha".

Era o que o Ladislau queria, fez finca pé, saiu que o rabo era um rei. Lá, ficou doido sem saber quem escolher como companhia de tantas beldades em sua frente.
Uma assanhada se aproximou da mesa e vendo o volume no bolso tomou conta de Ladislau. No quarto, antes dos aprontamentos, vieram as perguntas : Como é que o senhor gosta? Assim, assado, desse jeito, desse outro, e, por fim "moagem".

Ladislau pensou um pouco, pensou novamente, e, decidiu : vamos essa moagem. A dona botou o velho de "papo pra riba", montou bem apoiada e a começou peleja.
Em pouco tempo a mulher fez um movimento brusco e Ladislau se cagou todo. A mulher deu o maior pinote e gritou abusada : viu o que você fez?

Ladislau como todo varzealegrense bem humorado respondeu : Doninha onde foi que a senhora já viu uma moagem sem bagaço?

Ladislau gastou a parcela nessa aventura, e, foi ao banco onde eu trabalhava  me pedir o dinheiro da passagem de volta pra Várzea-Alegre. 

2 comentários:

  1. A região encontrava no Crato um centro abastecedor não só de dinheiro através do Banco do Brasil. Mas, tudo que era tipo de mercadoria.

    ResponderExcluir
  2. Não imagine que neste São João, há 61 anos, as meninas dançavam umas com outras. Os parceiros existiam aos montes, três ou quatro para cada uma. Não saíram na foto, é claro, porque não podiam. Famílias importantes, tradicionais, famílias de Igreja.

    ResponderExcluir