Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 25 de junho de 2019

Dom Bertrand de Orleans e Bragança, um grande brasileiro – por Armando Lopes Rafael



      Ele é um autêntico Príncipe até no nome completo. Nome longo e significativo, como é tradição na dinastia dos Bragança: Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança. Nasceu na França – em 2 de fevereiro de 1941 – durante o injusto exílio sofrido pela Família Imperial, a partir do banimento ilegal, decretado pelos golpistas republicanos, em 1889. Com quatro anos de idade, Dom Bertrand veio definitivamente para sua pátria – o Brasil – de onde nunca mais saiu.

    Na linha sucessória ao Trono Brasileiro, Dom Bertrand ocupa o segundo lugar (é o Príncipe Imperial), abaixo do sucessor, seu irmão mais velho Dom Luiz de Orleans e Bragança. Descendente de Reis, Santos e Heróis, de Fundadores de Impérios e Cruzados, o Príncipe Imperial recebeu uma educação à altura das tradições que encarna. Consta na informação oficial biográfica dele: “Desde muito jovem recebeu esmerada formação católica, sendo orientado por seu Pai para o gosto pelo estudo doutrinário e a análise dos acontecimentos nacionais e internacionais. Participou com entusiasmo, nos bancos acadêmicos, das pugnas ideológicas que marcaram o Brasil na primeira metade dos anos sessenta. Foi sua formação completada com frequentes viagens à Europa” (...) 

    “Dom Bertrand se posiciona, politicamente, no campo do conservadorismo, da propriedade privada, da livre iniciativa e do respeito ao princípio de subsidiariedade pregado pela Igreja Católica (o que o menor pode fazer, o maior não deve intervir). Fundamentando-se em que os problemas sociais são reflexo dos de ordem moral, é um defensor da instituição familiar e opõe-se ao aborto.  Quanto à soberania nacional, Dom Bertrand alerta sobre os perigos contra os direitos nacionais sobre a Amazônia. Pela mesma razão julga imperioso prestigiar o militar e o policial no que considera campanhas de descrédito que visam denegrir a imagem das nossas Forças Armadas".

       Sobre Dom Bertand assim escreveu, recentemente, o famoso ensaísta, pensador, filósofo e jornalista brasileiro Olavo de Carvalho, que contabiliza mais de 30 livros publicados: "Dom Bertrand tem mais amor ao Brasil do que toda a classe política reunida. O que afirmei de Dom Bertrand acima não é uma opinião genérica, é um fato: nunca vi um político estudar os problemas do Brasil com tanta devoção, com preocupação tão séria quanto o faz o nosso querido príncipe. Ele é um médico capaz e bondoso, que o paciente recebe a pontapés." 

          Dom Bertrand é, em síntese, um católico exemplar e um patriota que ama sua pátria, que se esforça para lhe ser útil, e age, diuturnamente, em favor e na defesa do Brasil.

2 comentários:

  1. Na monarquia a honra, o caráter, a decência e os bons costumes nascem do berço. A republica a corrupção, a desordem e a ladroagem é exercida no aprendizado do mandato.

    ResponderExcluir
  2. Palavras verdadeiras e opotunas, essas do Morais...

    ResponderExcluir