Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 15 de junho de 2019

São Nuno de Santa Maria, um grande santo de Portugal

Ele foi o fundador da Casa de Bragança

Monumento a São Nuno de Santa Martia, em frente ao Mosteiro da  Batalha, em Portugal

     Entre os diversos santos portugueses – canonizados pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana –  avulta como estrela de primeira grandeza, a figura gloriosa e venerável de São Nuno de Santa Maria, que em vida foi Dom Nuno Álvares Pereira, Condestável do Reino de Portugal e tronco da Dinastia dos Bragança, à qual pertenceu os dois Imperadores brasileiros (Pedro I e Pedro II) e da qual descende os membros da atual Família Imperial Brasileira.

     Como dizia seu epitáfio, foi "o famoso Nuno, o Condestável, fundador da Casa de Bragança, excelente general, beato monge, que durante a sua vida na terra tão ardentemente desejou o Reino dos Céus depois da morte, e mereceu a eterna companhia dos Santos". Dom Nuno Álvares Pereira  nasceu  em Paço do Bonjardim (ou Flor da Rosa, próximo à cidade de Crato de Portugal) em  24 de junho de 1360.

      Do seu casamento com Leonor de Alvim, o Condestável Dom Nuno Álvares Pereira teve três filhos, dois rapazes que morreram jovens, mas apenas uma filha chegou à idade adulta e teve descendência, Beatriz Pereira de Alvim, que se tornou mulher de D. Afonso, o 1.º Duque de Bragança, dando origem à Casa de Bragança, que viria a reinar em Portugal três séculos mais tarde.

      Após a morte da sua mulher, tornou-se carmelita (entrou na Ordem em 1423, no Convento do Carmo, que mandara construir como cumprimento de um voto). Toma o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Aí permanece até à morte, ocorrida em Lisboa, no dia 1º de Novembro de 1431 (dia de Todos-os-Santos), com 71 anos, rodeado pelo rei e os infantes.

        Foi canonizado pelo Papa Bento XVI em  26 de Abril de 2009.

Acima, gravura de  São Nuno de Santa Maria, o Condestável do Reino de Portugal.

(Postado por Armando Lopes Rafael)

2 comentários:

  1. Prezado Armando, o Brasil está precisando de santos como São Nuno de Santa Maria, para se livrar das mãos dos malfeitores, dos corruptos que tomaram de conta das instituições brasileiras.

    ResponderExcluir
  2. A Dinastia de Bragança (ou Brigantina) foi a quarta e última dinastia de reis e rainhas portugueses, que reinou em Portugal entre 1640 e 1910. É uma família notável, cheia de santos e heróis. Foi também a dinastia reinante no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), e imperante no Império do Brasil (1822-1889). Para saber a importância dessa família para o Brasil basta lembrar da herança que nos deixaram Dom João VI (avô), Dom Pedro I (pai) e Dom Pedro II (neto).

    ResponderExcluir