Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 2 de novembro de 2024

Primeiro Bispo do Crato - Por Antônio Morais.

Em 10 de Março de 1915 o Monsenhor Quintino, Pároco da Freguesia de Nossa Senhora da Penha na cidade de Crato, foi eleito o primeiro Bispo da Diocese do Crato, pelo Santo Padre o Papa Bento XV. 

Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, nasceu em Quixeramobim, no Ceará, filho legítimo de Antonio Rodrigues Batista da Silva e Maria Rodrigues Batista Vaz. 

O vigário do Crato fez os seus estudos no Seminário Episcopal de Fortaleza, e foi ordenado por Dom Joaquim José Vieira no dia 19 de Junho de 1887.

Teve uma formação sacerdotal no contexto da crise do "Padroado do Brasil", e já nos primeiros anos de seu ministério sacerdotal testemunhou a separação entre a Igreja e o Estado, que dava início a um novo contexto na vida da igreja, a tendência era a convergência para Roma.

Diocese do Crato, criada em 1914 - Paróquias:

Araripe - Arneirós - Assaré - Aurora - Barbalha - Brejo Santo - Cococy - Crato sede - Flores - Icó - Iguatu - Jardim - Lavras - Milagres - Missão Velha - Saboeiro - São João dos Inhamuns - São Mateus - São Pedro do Crato - Umary - Várzea-Alegre.

Fonte - Pe Tales Eduardo Santos Figueiredo.

Um comentário:

  1. Uma Diocese operosa, um Bispo empreendedor. A diocese fez do Crato centro de referência em todos os segmentos da sociedade. Educação, Saúde, financeiro, comunicação etc.

    ResponderExcluir