Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

ELENCO COM DOIS TIMES FORTES NÃO É LUXO - Por Wilton Bezerra, comentarista esportivo.


Quando Juan Carlos Osório, treinador colombiano, dirigiu o São Paulo, causou estranheza ao anunciar formações quase totalmente modificadas, de um jogo para o outro.
Ele justificou que esse era o caminho dos times de futebol, diante de um calendário insano imposto aos clubes.
Ainda que se tratasse de uma ideia proposta para um time grande, o São Paulo, muitas vozes qualificadas acharam que isso era um luxo, talvez, pelos custos de se ter duas formações em mesmo nível.
A iniciativa não vingou, mas reconhece-se, agora, que o colombiano estava grávido de razões.
Campeonato Estadual, Copa do Brasil, Sul-Americana, Libertadores e Campeonato Brasileiro, tudo isso enfeixado no mostruário da CBF para ser disputado com o pé embaixo, na aceleração. Para Fortaleza e Ceará, inclua-se a Copa do Nordeste.
Tudo bem que a medicina esportiva avançou, os métodos de preparação se sofisticaram e a saúde melhorou. Só que o rojão aumentou muito e não se pode dançar valsa em tempo de rock. Até parece que os espaços do campo diminuíram e os jogadores, que eram lentos, ficaram velozes.
Nesse sentido, ótimo perceber que Fortaleza e Ceará estão, inconscientemente, abraçando o paradigma de Osório. Sem que a temporada de contratações tenha sido encerrada, constata-se que o Ceará possui duas formações fortes com sobras de dois ou três jogadores para suplência. No Fortaleza, o mesmo se dá até o setor de meio-campo, além do ataque com Cariús, Wellington Paulista e Osvaldo. O tricolor vai ao mercado com apetite voltado para dois atacantes, no mínimo.
Não se pode imaginar duas constituições rigorosamente iguais, mas chegar perto disso será um feito e tanto. E nem se trata de luxo ou ostentação, mas de uma rota segura na luta contra o desgaste físico e as contusões.
A próxima etapa, depois das aquisições, será dedicada a avaliações dos reforços adquiridos. E, aí, a onça vai aproveitar a oportunidade para matar a sede.
Bom observar, até aqui, que, com considerável grau de certeza (nunca se sabe tudo), Fortaleza e Ceará foram às compras sem o uso indiscriminado do cartão de crédito. Some-se a isso, como fato positivo, um ponto final naquela história de um time diferente para cada competição.
Tricolores e alvinegros entram em 2020, portanto, firmes e fortes para o que der e vier.

Um comentário:

  1. Quando eu comecei a me entender de gente existiam dois times que dominavam o futebol brasileiro : Santos e Botafogo. A equipe era sempre a mesma. Com exceção de uma condução todos sabiam a equipe.

    ResponderExcluir