Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 28 de outubro de 2022

51 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.

 

Durante uma viagem aos Estados Unidos em 1876, Dom Pedro II passou de trem por território indígena a caminho da cidade de São Francisco. Notou a grande quantidade de tendas e índios a cavalo pelo caminho: “Passei por territórios dos temíveis peles vermelhas, plum-creek, sioux, cheyennes e arapahoes, agressivos e temíveis”. Anotou o Imperador em seu diário.

Para a surpresa de todos a Locomotiva que levava o Ilustre monarca foi forçada a parar no meio do caminho, por um grupo de índios da tribo sioux a cavalo: “invadiram o vagão do trem e o abordaram perguntando se era Dom Pedro II, disse que sim, apertou-lhe a mão e pediram que falasse com o Presidente Grant para pedir o fim da Guerra entre brancos e índios”. 

Logo após isso saíram do vagão.

Um comentário:

  1. O imperador Dom Pedro II era conhecido, admirado e respeitado até entre os índios americanos.

    ResponderExcluir