Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 16 de outubro de 2022

Gratidão e respeito - Por Antônio Morais.

Vi de Várzea-Alegre para o Crato muito jovem. Aqui fiz o tiro de guerra, fixei residência, estudei, casei, construir família, tive filhos, obtive vitórias, enfrentei adversidades e exerci minha vida profissional.

Duas personalidades prestimosas de Crato foram muito importante em minha vida. Sou um eterno devedor de suas participações na minha vida.

01 - Monsenhor Raimundo Augusto de Araújo Lima, foto como presidente do Banco do Cariri S/A me admitiu ao quadro funcional onde desempenhei todas as funções na agência do Crato. De escriturário a tesoureiro, gerente e superintendente.

Foi Monsenhor Raimundo Augusto quem celebrou o meu casamento e batisou os meus filhos. Monsenhor Raimundo Augusto, um grande amigo, um extraordinário religioso, mestre no ensino da "Doutrina Cristã".

02 - Dr. Eldon Gutemberg Cariri, profissional da medicina, com especialidade em pediatria, ginecologia e obstetrícia, amigo de brandura ímpar, cuidou dos pré-natais dos meus filhos com toda lhaneza, atenção e esmerada responsabilidade. 

Homem honrado, inteligente, dedicado que traduzia muita confiança aos seus pacientes.

Dr. Eldon foi aquele que teve verdadeira e perfeita caridade, que em nada se buscou a si mesmo, que de ninguém teve inveja  e que procurou sobre todas as coisas ter alegria e felicidade em Deus.

Uma história dele que gosto de lembrar sempre : Estávamos eu, minha esposa e outros casais na ante-sala de seu consultório quando ele entrou, cumprimentou a todos e a todas com a gentileza peculiar. 

Do meu lado uma senhora, talvez no oitavo mês, segurava entre os dedos um cigarro aceso as baforadas.

Dr. Eldon se aproximou e lhe disse : "Não faça isso não, você está se envenenando e prejudicando o seu bebê. Se não puder fazer por você faça por ele que é indefeso".

Educadamente, foi com sua delicada mão e retirou o cigarro de entre os dedos daquela senhora, apagou e jogou no lixeiro".

Foto - Dr. Eldon Gutemberg Cariri e sua filha médica Ana Amélia Cariri - Esse sorriso do Dr. Eldon caracterizava sua personalidade de paz completa, harmonia interior e muita confiança em si e em Deus.

4 comentários:

  1. Duas personalidades que estão marcadas na minha existência. Tiveram uma participação extraordinária na minha vida e de minha família.

    Meu primeiro emprego em Crato foi como professor no Ginásio 21 de Junho. Eu era professor de português e Monsenhor Raimundo Augusto era Diretor Geral.

    Nos reencontramos depois no Banco do Cariri S.A, eu escriturário e ele presidente.

    Dr. Eldon Cariri, esse é indefinivel, indescritivel sua saudosa memória. A mão escreve aquilo do que o coração está cheio, estima, respeito, reconhecimento, gratidão, muita gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Os dois têm minha estima e carinho

    ResponderExcluir
  3. Como é bom, ter um passado a venerar...os anos nos dão este privilegio.

    ResponderExcluir
  4. Excelente resgate, Morais. Fui aluno de Francês de Mons Raimundo Augusto, no Colégio Diocesano. Era uma pessoa de trato lhano e educado.

    ResponderExcluir