Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Não culpe apenas o "sistema" - Por Mário Sabino.



A menos de uma semana do início oficial da campanha eleitoral, está ainda mais evidente o que ela será em ambos os lados que importam eleitoralmente: lama.

Não se trata de culpar apenas os candidatos, os seus marqueteiros, os seus aliados políticos e os militantes a soldo imediato ou com perspectiva de ganhos mais adiante. 

Os culpados são também os brasileiros que escolheram a polarização entre Jair Bolsonaro e Lula, além de todas aquelas autoridades que contribuíram para que chegássemos a este ponto. Ou seja, a maioria esmagadora.

Não adianta culpar o “sistema”, como se fosse algo completamente exterior aos cidadãos. O nosso analfabetismo, a nossa miséria, o nosso sentimento de impotência, não nos inocentam. 

O “sistema” somos todos nós: ricos, pobres e remediados. Quem escolheu a polarização escolheu a lama.

3 comentários:

  1. Na verdade vai feder. Lula é uma lama podre muito conhecida. Bolsonaro é a lama do Lula. Os dois se merecem. E o eleitor que os defende merece o castigo.

    ResponderExcluir
  2. Diogo Mainard anuncia que está desistindo do Brasil, está saindo de mansinho. Na verdade aqui não é lugar para jornalista sério. A mídia no Brasil é vendida.

    ResponderExcluir
  3. O brasileiro é o maior culpado por essa política suja que domina o cenário do país.

    ResponderExcluir