Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Prisão especial - Postagem do Antonio Morais.

O Corpo de Bombeiro Militar do Ceará desde sua fundação, sempre foi usado pelo "Poder Publico" como prisão especial, e tem recebido em suas dependências  no correr dom tempo Figurões" aos quais foram imputados crimes politicos  ou comuns.

Mesmo assim, depois de tantos anos de existência, a Corporação não possui instalações apropriadas para este fim e quando recebe essas visitas, elas são acomodadas nos mais diversos ambientes : sala de reuniões, capela, posto medico, etc.

A propensão natural do Bombeiro Militar é voltada para o lado humanitário, o que torna facil o seu envolvimento emocional com os detidos.

Pelas grades do nosso quartel central no bairro de Jacarecanga, já passaram personagens importantes de nossa sociedade e quando de lá saíram sempre agradeceram o tratamento recebido.

Vejamos o que nos disse a escritora Raquel de Queiroz sobre sua detenção de um mês naquele casarão vermelho, no idos de 1937.

No ceará mandaram os jornalistas simplesmente para a cadeia publica.Mas comigo, uma senhora de boa familia, tiveram consideração : Fui presa no quartel do Corpo de bombeiros em Fortaleza, Num imenso salão vazio. Afinal getulio deu seu golpe , o Brasil voltou a normalidade possivel, e nós, os presos politicosfomos soltos.  Voltei para casa, mas confesso que sentir um pouco de saudades.

Saí, afinal, mas fiquei amiga da familia do comandante. E, principalmente fiquei amiga dos bombeiros. Alguns iam me visitar nas folgas. E, infalivelmente, ao me encontrarem na rua, assumiam posição de sentido e me batiam continência. 

E eu confesso , ficava morrendo de orgulho.

Foi assim, é assim e sempre será o procedimento do "Soldado do Fogo".

Coronel José Ronald Brito.

Um comentário:

  1. Vem de longe, o autoritarismo, o gosto pelo poder ditatorial. Lula disse um dia que queria ser lembrado como Getúlio Vargas. Vai a caminho. Lula é tão idiota que não se lembra como Getulio Vargas terminou. Tenho certeza que ele não quer terminar da mesma forma.

    ResponderExcluir