Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 11 de abril de 2019

456 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


No tempo do desastre aéreo que vitimou Leila Diniz, a comoção foi geral. A morte prematura da atriz virou manchete de rádio, revista e televisão no mundo inteiro. Em Várzea Alegre as pessoas também sentiram, pelo trágico que foi o acidente.

Francisca Farias Mota ( Chica do Rato ) demonstrando um sentimento maior, usava vestido, luvas e véu preto e andava rua acima rua abaixo com uma página da revista Manchete onde tinha a foto da falecida. Um certo dia ela chegou chorando na bodega de Alberto Siebra e pediu para que ele lhe fizesse um grande favor.
Alberto perguntou qual era o favor?
Oberto! Já que tu é tão amigo do Pade Mota e inté parece com ele, eu quiria qui tu pidisse a ele, prumode ele celebrar uma missa pra finada Leila, no dia trinta de Abril. Alberto notando que Francisca estava mais tam-tam da cabeça do que sentida falou:
Dá certo não Chica! O Padre Mota está com a agenda cheia, esse mês de Abril tem muita missa.
Porque você não encomenda um terço pra ela na capela de São Vicente?
Magina! Tu indoidiceu? A finada merece é uma missa, ela num era muié só prum terço não.
E tu conhecia a Leila Chica?
Basta! E tu não sabia não? Apois nós era carne e unha. Tu sabia que ela era prima de Raimundo Diniz?
Não.
Apois era. Mais ou ome sem sintimento, a prima morreu quando acabar ele tá é passiando nas praias im Fortaleza. Diferente deu qui tou todo tempo me alembrando de quando ela vinha pra casa de seu Zizué Diniz, qui eu mais ela ia tumar bãe dibacho das bica de jacaré na calçada da igreja e quando era de noite nós ia jogar xibiu lá na calçada da casa de João Bile”.

MV


5 comentários:

  1. Prezado Mundim

    Historias como esta, quanto mais postagens forem feitas melhor. Eu estou numerando as minhas, e sugiro que voce faça o mesmo. Um dia, quando alcançarmos 100 ou 200 poderemos publicar uma coletanea com as nossas postagens.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Mundim,

    Como sempre você consegue prender nossa atenção até o fim...

    Mas Chica do Rato, vôte! Vá inventar história asim lá na Conchinchina (que até mudou de nome).

    Abraço,

    Claude (em dó maior)

    ResponderExcluir
  3. Claude.

    È verdade. A Magnolia e Mundim estão com a razão.

    Na minha vida a criatura mais alinhada que vi foi: Chica do Rato. Inigualavel, sem igual.

    ResponderExcluir
  4. Linda! A Francisca de seu Abel ou Chica do Rato era realmente muito elegante. Sempre conseguia roupas e sapatos com as moças da sociedade. Com certeza quem as dava ainda deve se lembrar.
    E você, senhor Raimundinho, quantas ainda vai desenterrar? Suas histórias encantam mais que O Cordel da Globo!!!

    Um abraço da unha da carne.

    Bibi

    ResponderExcluir
  5. Muito legal e diferente da Magnólia eu não corria com medo dela, mas gostava de tirar umas brincadeirinhas com ela e as vezes ela ficava irritadae saia batendo na lata, pois gostava muito da Praça Santo Antonio. E é muito valioso lembrar dessas pessoas e de suas histórias. Tem tambem da Iracema que gosta de bonecas.....lembram...!!
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir