Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 8 de abril de 2019

Senador Wilson Campos - Por Antônio Morais.



Em 1º de julho de 1975, o Poder Executivo cassou o mandato e suspendeu os direitos políticos por dez anos do senador da Arena por Pernambuco Wilson de Queiroz Campos.

A cassação foi motivada por denúncia contra Wilson Campos feita pelo industrial pernambucano Carlos Alberto Menezes de Sá, dono do Cotonifício Moreno, que acabou falindo. 

O empresário enviou ao Senado a gravação de uma suposta conversa entre ele e o senador, na qual o parlamentar negociaria a liberação de crédito pelo Banco do Estado de Pernambuco em troca de pagamento irregular.

O Senado não viu provas suficientes para encerra o mandato de Wilson Campos. Mesmo assim, ele, o industrial Carlos Alberto Menezes e o então diretor do Bandepe Romero do Rego Barros tiveram seus direitos políticos suspensos por dez anos por ato baixado pelo presidente Ernesto Geisel.

O corporativismo  sempre imperou no  congresso. Mas, Um presidente independente o justo  fez a justeza da  lei. 

Um comentário:

  1. Essa historinha serve para duas coisas. Primeiro lembrar a coragem e seriedade do presidente Ernesto Geisel cassando o mandato de um senador da ARENA o seu partido, segundo para mostrar que o povo é massa falida. Depois de tamanho escândalo o povo de Pernambuco continuou votando no filho do senador Carlos Wilson Campos elegendo Senador e Governador pelo Estado. E, assim vieram outros membros da familia Campos.

    ResponderExcluir