Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 3 de abril de 2019

O Deus de cada um - Por Antônio Morais.

Às vezes, nos precipitamos e por impulso ou emoção expressamos o nosso pensamento a respeito do nosso sentimento com relação ao que representa o Deus que carregamos no nosso coração. E o resultado muitas vezes é a indiferença dos amigos e de pessoas que nos são valiosas. 

Ultimamente se tem discutido a exaustão a Igreja Católica. Pelos ensinamentos que recebi e como leigo entendo que o grande erro é alguém se imaginar melhor do que outrem e condena-lo por uma opinião que não seja coincidente com a sua. Tenho amigos que são evangélicos, e fico admirado como eles se acham superiores. Na opinião deles só eles estão no reino a salvos, o resto é lixo.

Jesus Cristo não está só na igreja, ele está em todos os lugares. Um católico todo dia ia a igreja assistir a missa. Morava num sitio e entre este e a igreja tinha uma arvore frondosa com um “oco” quase em toda dimensão do tronco. Cada vez que passava colocava uma pedra no oco da arvore para se um dia precisasse saber quantas missas havia assistido,  derrubar a arvore e contar as pedras. 

Um dia entre a casa e a igreja, foi surpreendido com um acidente e um homem agonizava a espera de socorro. Observou o estado do seu semelhante e se viu diante de um problema: se fosse socorrer o acidentado perderia a missa e se fosse a missa o seu semelhante ia a óbito. Decidiu por fazer o socorro e o seu irmão sarou. 

Continuou com a mesma pratica, cada vez que ia a missa era uma pedra a mais e assim ficava vaidoso. Um dia decidiu contar as pedras e para sua surpresa encontrou apenas uma, exatamente aquela dedicada ao seu semelhante. 

Na minha vida Deus me deu a graça de conviver com gente simples, humilde, sem ambição. Na minha fazenda eu tinha sempre um aproximado de 06 famílias, nunca menos, quando uma deixava a fazenda chegava outra, todas com prole numerosa, muitos eram os problemas de saúde, alimentação, criação inadequada etc. 

Fiz à doação de um terreno para a prefeitura e o Prefeito construiu uma escola e locou professores para cuidar da educação dos adolescentes e adultos. A nenhuma delas faltou alimento ou assistência. Cada uma dessas famílias me deu a graça de batizar um afilhado. Graças às facilidades de transportes e universidades publicas que se nos oferecem hoje em dia, já existem muitos deles formados.

Todo ano eu fazia uma doação, razoável, para São Raimundo, padroeiro de minha terra, o padre colocava meu nome no livro dos amigos de São Raimundo, eu achava estranho mais não reclamava, porém, nunca me envaideci. 

Um dia me vi diante da situação de difícil decisão: Uma criança, na fazenda, nasceu com um grave problema no coração. Entre fazer a doação a São Raimundo ou mandar a criança para São Paulo para fazer a cirurgia e escolhi a segunda hipótese. A criança tinha familiares em São Bernardo do Campo o que facilitou e o hospital fez a cirurgia e com o tratamento sarou. Trata-se hoje em dia de  um homem com curso  superior na advocacia

O padre tirou o meu nome da lista dos amigos de São Raimundo, eu não imaginava que estava pagando para fazer parte dela, mas, pelo que vi estava.

Que os meus amigos não me tenham na qualidade de herege porque não sou, 

Graças a Deus.

Um comentário:

  1. Foi assim. Ontem, eu ouvi um depoimento do Deputado Roberto Pessoa que em Maracanaú, cidade cearense existem 06 igrejas católicas e 513 evangélicas. Algo está errado para uma debandada desse tamanho.

    ResponderExcluir