Rio de Janeiro, 14 de novembro de 1889.
Um dia antes do golpe militar que impôs a República sem consultar o povo.
Atrás da nossa primeira Bandeira do Brasil (Criada pelo Imperador Dom Pedro I,
com desenho do pintor Debret), vê-se o antigo Paço Imperial, localizado na atual
Praça da República,local onde se embarca para ir a Niterói,
que fica do outro lado da Baía da Guanabara.
A princesa Isabel rejeitou a proposta de retomar o trono por meio de uma Guerra Civil. Após o golpe militar que destronou D. Pedro II, em 15 de novembro de 1889, muitos movimentos que exigiam a restauração da monarquia apareceram no Brasil.
ResponderExcluirAlguns deles misturados a outras reivindicações, como foi o caso das duas Revoltas da Armada, ocorridas no início dos anos 1890. Nesse contexto, a princesa Isabel, que estava exilada com a família em Paris, estaria cotada para assumir o trono, já que seu pai morrera na mesma cidade em 1891.
No entanto, Isabel preferiu evitar derramamento de sangue e resignou-se a não mais pretender ser imperatriz do Brasil, como fica claro em um bilhete endereçado ao seu último chefe de gabinete, da Terceira Regência, João Alfredo: ''Meu pai, com seu prestígio, teria provavelmente recusado a guerra civil como um meio de retornar à pátria... lamento tudo quanto possa armar irmãos contra irmãos... É assim que tudo se perde e que nós nos perdemos. O senhor conhece meus sentimentos de católica e brasileira."