Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Eu sou admirador de Jair Messias Bolsonaro – escrito e postado por Armando Lopes Rafael

 

   Quando se fala no Presidente Bolsonaro só se escolhem duas opções para julgá-lo: há os que o amam e há os que o odeiam. Sou uma exceção. Não odeio nem amo Bolsonaro. Mas o admiro profundamente. Nunca fui daqueles que gritaram “mito” por onde ele passava. Eu apenas admiro Bolsonaro.

   Ele teve uma longa vida política totalmente limpa. Durante 4 (quatro) anos, nos quais governou o Brasil, seus inimigos e algozes – e a velha mídia decadente e desacreditada – fizeram um verdadeiro “linchamento moral” contra a inquestionável dignidade e honestidade dele.  O normal era chama-lo de “genocida”, “canibal”, “pedófilo” ... Mas metade da população brasileira nunca se deixou conduzir pela maledicência dessa gente. Bolsonaro tem uma vida limpa. É sincero. Leal. Não tem falsidades, nem currículo de chefe de quadrilha, de ter sido condenado por corrupção, de ser um analfabeto formal, mentiroso ou demagogo.

    Como escreveu o jornalista Sérgio Lima: “pode até ter uma boca suja, às vezes, mas as mãos não estão manchadas. E quem disse isso foi o cardeal do mensalão, o implacável ex-presidente do STF Joaquim Barbosa, que elogiou Bolsonaro. Quem disse isso foi o cardeal do Petrolão, o implacável ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que também o elogiou”. 

   Ontem quando vi a massa ignara festejando, tresloucadamente, a derrota apertada que ele sofreu, veio-me à mente o que está escrito no Evangelho de Mateus 27:21: 

“E Pôncio Pilatos perguntou à multidão: Qual destes dois quereis vós que eu liberte: Jesus Cristo ou Barrabás? E o povo respondeu: Barrabás, o ladrão”. 

        Dois mil anos se passaram e o povo continua escolhendo o mesmo...

A imagem sagrada da Virgem da Penha -- por Armando Lopes Rafael

 

   Desde os primórdios da Igreja Católica, imagens da Santíssima Virgem Maria, esculpidas ou pintadas, são veneradas pelos fiéis. Essas imagens exprimem um modelo perfeito de confiança em Deus. Afinal, Nossa Senhora nos foi dada pelo próprio Deus, como uma Mãe misericordiosa e intercessora dos nossos pedidos junto ao Criador. Ininterruptamente, Maria roga por nós e nos socorre nas nossas necessidades.

   A exemplo de milhares de outras comunidades cristãs, espalhadas pelo mundo, as quais têm a Virgem Maria como padroeira, Crato também surgiu – por volta de 1740 – aureolado como fruto da devoção à Mãe do Cristo Jesus.  Um frade capuchinho, Frei Carlos Maria de Ferrara, construiu uma capelinha de taipa, coberta de palhas, e dedicou-a à Nossa Senhora da Penha. De lá para cá, e lá se vão 282 anos, três imagens da Santíssima Virgem foram veneradas como Padroeira desta cidade. Todas as três encontram-se em excelente estado de conservação. 

   A atual imagem, a que está no altar central da nossa Catedral – chamada pelo povo de Imperatriz e Padroeira de Crato e da Diocese –. foi adquirida pelo primeiro bispo de Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva.  Aqui, foi recepcionada, pela população da cidade, em 1921. Mons. Rubens Gondim Lóssio escreveu que ela “foi adquirida na Europa”. Entretanto, está gravado na base da estátua: “Luneta de Ouro, Rio, 1920”, comprovando que a imagem foi adquirida através da famosa loja de esculturas religiosas localizada, à época, na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro.

       Sobre essa imagem, esculpida em madeira e medindo cerca de 1,80m., escreveu Monsenhor Rubens:

 “De tamanho bem maior que o natural, em atitude de quem aparece para defender o pastorzinho Simão, prosternado ao lado direito, enquanto o temível crocodilo se arrasta à esquerda, o vulto impressionante tem uma beleza encantadora. Trazida com dificuldades até esta Cidade Episcopal, teve a Imagem festiva recepção, em 1921, quando o povo acorreu ao seu encontro, na estrada do Buriti, onde se congregaram cerca de 32 zabumbas. Todavia, continuou ela guardada, até que, preparada a mentalidade do povo e feita a reforma da Capela-Mor (da catedral) por Dom Francisco de Assis Pires (segundo Bispo de Crato), colocaram-na no altivo e gracioso nicho de onde preside às funções do Culto e aos destinos do Crato. No dia 1º de setembro de 1938, foi-lhe dada a bênção do Ritual e, a partir de então, não tem ela cessado de conceder a todos as maiores graças e as melhores bênçãos”. 

    Em 2006, devido aos trabalhos de conservação efetuados no interior da Catedral a imagem de Nossa Senhora da Penha foi retirada – pela primeira vez – do alto do nicho, no qual estava desde 1938. Esse acontecimento levou muita gente à Catedral, na manhã de uma segunda-feira, 03 de julho daquele ano. Entretanto, após a descida da imagem, uma surpresa: constatou-se a existência de várias rachaduras na escultura. Coube a restauradora italiana Maria Gabriella Federico fazer os trabalhos do restauro. 

    Depois de restaurada, a imagem de Nossa Senhora da Penha voltou ao seu nicho. E lá permanece, onde escuta, todos os dias, as súplicas filiais dos seus devotos, que veem nela uma fonte inesgotável de confiança. Afinal, Ela é a Mãe de Deus e também é a nossa Mãe.    

As besteiras desnecessárias que Bolsonaro fez - Por Antônio Morais.

Por que Bolsonaro perdeu a eleição e os seus partidários se elegeram! Eleito em 2018 apropriando-se do legado da Lava Jato, uma vez eleito, fez tudo o contrário do prometido. 

Destruiu todas as ferramentas de combate a corrupção existentes no pais e destruiu os recursos humanos, os homens de coragem, juiz e promotores destemidos e corajosos. "Não vou permitir que f... a minha família e os meus amigos"! Essa significativa expressão é sua e ficará na história.

Não teve a postura e liturgia do cargo em nenhum momento. Debochou dos doentes da pandemia desnecessariamente, essa pequena diferença de votos na eleição ele perdeu no dia que imitou um paciente sufocado por falta de oxigênio,  quando disse que não era coveiro, quando apresentado o número de mortos  respondeu e daí! 

Quando  nos jardins do "Palácio" mostrava uma caixa de Cloroquina para as emas.

Insultou o judiciário com bravatas bestas e ameaças tolas que sabidamente não estavam ao seu alcance.

Votei pra ele em 2018, mas a partir da posse vinha observando suas bobagens, e desta feita me abstive de votar. 

Na duvida  do que era pior para o Brasil não fui cúmplice do futuro presidente.

Jogou fora um mandato bestamente. 

A agenda oficial diária do presidente Jair Bolsonaro era:

Pela manhã falar muita bobagem!

A tarde negar que falou bobagem!

A noite explicar a bobagem que fez!

Postura e liturgia do cargo zero!

Se prepare - Por Antônio Morais.

Para saber o que Lula vai fazer no Palácio do Planalto, basta ver os abusos cometidos no TCU contra Sérgio Moro e os promotores da Lava Jato: Eles antecipam o revanchismo golpista do futuro governo.

Se o bolsonarismo tirou os quadrilheiros da cadeia, o lulismo promete completar a desforra perseguindo arbitrariamente o pessoalzinho que ousou condenar corruptos e corruptores. 

Uma parte da imprensa também vai penar, embora  pouca gente do setor não já seja vendida e não  esteja  com o Lula.

Bem feito - Por Antônio Morais.

ACM Neto, muito bem avaliado nas pesquisas, para não afrontar o Lula fez o que pode para impedir uma candidatura do Sérgio Moro que aparecia com 12% nas pesquisas. 

Se dependesse dele Moro também não tinha sido candidato ao senado pelo Paraná.

Deu errado, entrou água no negócio. O Nanico da Bahia dançou bonito. Tem um velho ditado que diz : Tudo que você fizer para prejudicar os outros volta para você.

O ANO QUE NÃO DEVIA TER TERMINADO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Eu devia ter estacionado em 1962, um ano que não devia ter terminado.

Tinha 14 anos de idade, morava no Crato, o Brasil era bicampeão do Mundo, Garrincha entortava seus marcadores e estava perdidamente apaixonado pelo futebol.

Curiava as rádios Educadora e Araripe, assistia filmes nos cines Cassino e Moderno, comprava, toda segunda-feira, no Café Líder, de seu Orestes, os jornais O Globo e Última Hora.

Afora a música nordestina de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Ary Lobo, Marinês e sua gente, experimentava o som do rock brasileiro de Sérgio Murilo, Carlos Gonzaga, Celly e Tony Campello, bem antes de Roberto Carlos e sua trupe.

A Bossa Nova entrava nos meus ouvidos muito vagamente, reconheço.

O futebol "de campo" do Crato era da melhor qualidade e fazia desfilar Laudemiro, Anduiá, Panquela, Idaril, Bebeto, Binda e outros craques.

Apesar da precariedade das comunicações, aquele 1962 era bom demais.

O Mundo fervilhava de novidades.

A nossa vida era de menino das ruas e dos amigos. De  aluno relapso do Colégio Diocesano.

Das peladas nos campos do Cariri e Sport, das subidas do Lameiro e dos banhos da Nascente.

E com um detalhe: o golpe militar ainda não tinha acontecido.

Era bom. Era bom, demais.

domingo, 30 de outubro de 2022

Crônica do domingo - Por Armando Lopes Rafael.

As duas últimas fotos de Dom Vicente Matos, tiradas no dia que ele deixou a cidade de Crato. 



      O dia era 11 de junho de 1992.

      Naquela data, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos completou 74 anos de idade. Há 37 anos residia em Crato. Primeiro, foi Bispo-Auxiliar (de 1955 a 1959). Depois, com a renúncia de Dom Francisco de Assis Pires, Dom Vicente foi  Administrador Diocesano (1959 a 1960) ou Vigário Capitular, como se chamava à época; De 22 de janeiro de 1961 (quando foi nomeado Bispo Diocesano) até 1º de junho de 1992 (quando renunciou ao bispado por problemas de saúde) foi o 3º Bispo de Crato. Depois da renúncia, ainda permaneceu em Crato até 11 de junho do mesmo mês, preparando o transporte dos seus objetos pessoais para levá-los a Fortaleza, onde fixou residência até sua morte, ocorrida em 06 de dezembro de 1998.

      Voltemos à manhã do dia 11 de junho de 1992. No alpendre do antigo Palácio Episcopal, área voltada para o grande quintal (onde hoje se ergue a Cúria Diocesana Bom Pastor), Dom Vicente Matos  (portando a vestimenta episcopal) recebeu poucas pessoas que foram se despedir dele. Depois, subiu pela última vez as escadas que davam ao seu quarto, localizado na parte superior da casa, vestiu um terno simples e iniciou sua viagem para Fortaleza.

        Como era do seu natural, Dom Vicente estava tranquilo, mas emocionado. Nos quase 600 quilômetros, que separam Crato de Fortaleza, ele deve ter rememorado os 37 longos anos vividos no Cariri. Onde continua a ser o maior benfeitor da região. Onde não deu um único passo que não fosse voltado para difundir o bem e a verdade. E onde recebeu muitas calúnias e ingratidões, as quais – por ser uma alma de escol e um homem superior – soube perdoar.

         Deus permitiu que o demônio tentasse joeirar a boa obra de Dom Vicente, igual ao trigo que, para ficar puro, tem de ser joeirado.  O sofrimento que os algozes de Dom Vicente lhe impingiram, serviu para que o terceiro Bispo de Crato se santificasse. E como “O tempo é o Senhor da razão”, hoje está sendo construída a maior avenida de Crato, a qual,  partindo do bairro Mirandão, e terminando no monumento de Nossa Senhora de Fátima, foi denominada oficialmente de Avenida Dom Vicente de Paulo Araújo Matos.

(*) Essas 2 fotos foram feitas pelo Prof. Paulo Tasso Teixeira Mendes, hoje residente em João Pessoa (PB).

Postado por Armando Lopes Rafael

52 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.

CERTAMENTE SEU PROFESSOR DE HISTÓRIA NÃO TE ENSINOU ISSO NA ESCOLA.

Santos Dumont almoçava 3 vezes por semana na casa da Princesa Isabel em Paris. A ideia do Cristo na montanha do Corcovado partiu da Princesa Isabel. A família imperial não tinha escravos. 

Todos os negros eram alforriados e assalariados, em todos os imóveis da família. D. Pedro II tentou ao parlamento a abolição da escravatura desde 1848. Uma luta contra os poderosos fazendeiros por 40 anos. 

D. Pedro II falava 23 idiomas, sendo que 17 era fluente. A primeira tradução do clássico árabe “Mil e uma noites” foi feita por D. Pedro II, do árabe arcaico para o português do Brasil. 

D. Pedro II doava 50% de sua dotação anual para instituições de caridade e incentivos para educação com ênfase nas ciências e artes. D. Pedro Augusto Saxe-Coburgo era fã assumido de Chiquinha Gonzaga. 

Princesa Isabel recebia com bastante frequência amigos negros em seu palácio em Laranjeiras para saraus e pequenas festas. Um verdadeiro escândalo para época. Na casa de veraneio em Petrópolis, 

Princesa Isabel ajudava a esconder escravos fugidos e arrecadava numerários para alforriá-los. Os pequenos filhos da Princesa Isabel possuíam um jornalzinho que circulava em Petrópolis, um jornal totalmente abolicionista. 

sábado, 29 de outubro de 2022

Sobre o debate - Por Antônio Morais.

Para defender a minha verdade começo por respeitar a verdade alheia.  Sobre o debate é uma vergonha saber que um pais  tão  rico, grande  e bonito como o Brasil será entregue  a  um desses pilantras. Uma lásmita.

Bolsonaro  disse que gostou. Na verdade ele teve um mérito não permitiu  que  Lula  cagasse goma, contasse vantagem e mentisse o tempo todo com o seu discurso piedoso, mentiroso e chorão.

Lula disse que não gostou. É claro que ele não poderia gostar de falar da corrupção dos seus governos mais  sujos do que  poleiro de pato.  

Lula é corajoso, tem a cara de pau, sabe que no Brasil tem muita gente que  vai na sua lábia. Mas quando  falam na corrupção ele se treme  todo e foge, sai de perto. 

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Não fazemos nada - Por Carlos Fernando dos Santos Lima.

Soltam deputados presos, e nós não fazemos nada. Criminalizam policiais, procuradores e juízes que trabalham, e nós não fazemos nada.

Destroem projetos contra a corrupção, e nós não fazemos nada. Abrem inquérito para afastar fiscais que os investigam, e nós não fazemos nada. Por isso unem-se glutões que são, em banquetes noturnos e secretos, rindo de nós.

O próximo passo é tirar milhares de condenados da cadeia. Traficantes, milicianos, corruptos e assaltantes soltos, por acreditarem que não faremos nada.

Ao final, comandados por um desses condenados, tomarão conta definitivamente do pais porque homens de bem definitivamente não fizeram nada, e não terão mais como fazer. 

"PT está preso há 40 anos na mesma pessoa", diz Tarcísio - Por O Antagonista.

 

Tarcísio de Freitas atacou Fernando Haddad ao dizer que a política do PT é velha e está há 40 anos com a mesma pessoa, referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O candidato bolsonarista lembrou de todos os petistas que foram presos. 

“A gente vê um partido que está preso há 40 anos na mesma pessoa. E quando a gente vai pegar quem fez parte, que foram as lideranças nos últimos anos a gente vai ver lá José Dirceu preso, Vaccari preso, Palocci preso, o próprio candidato a presidente preso“, disse Tarcísio. “Essa é a diferença de uma linha que foi bem sucedida contra uma linha que foi mal sucedida. Por isso que eu acredito, Haddad, na linha do progresso, na linha da prosperidade, linha da livre iniciativa, do trabalho, do capital privado, na linha que vai gerar emprego e renda para as pessoas.”

Fernando Haddad retrucou e disse que não seria correto falar de pessoas que não estão ali para se defender. 

“Eu vou falar um parênteses aqui, eu não quero falar disso, mas a gente está aqui para tratar de propostas não para fazer esse tipo de coisas contra pessoas que não estão aqui para se defender. Mas você também escolheu Roberto Jefferson, Valdemar da Costa Neto, você fez as suas escolhas. Vamos com calma aí que você está falando de uma pessoa que tem história e é honrada.“

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Senador Sérgio Moro - Por Antônio Morais.

"Moro é uma figura que me causa pena, frase atribuída a Gilmar Mendes, no Antagonista".

Porque Moro iria causar pena? Moro é jovem, independente, corajoso, honesto, conhece o direito prá caramba, nunca teve amigos bandidos, não tem filhos corruptos, meteu na cadeia os maiores empresário da gatunagem do Brasil, os  políticos corruptos mais importantes da pátria, vai viver muito ainda, e, nesse tempo que lhe é devido e lhe resta, a população brasileira há de reconhecer seus méritos e seu valor.

Gilmar Mendes precisa mudar o conceito que faz do Sérgio Moro. Terá que conviver com o Senador da Republica Sérgio Moro pelo tempo que lhe resta como ministro do STF, pois ao completar 75 anos no dia 30 de Dezembro de 2030 sairá de cena, o ministro nomeado de favor pelo presidente mais corrupto da história do Brasil, Fernando Henrique Cardoso.  

Sérgio Moro terá alguns dias de mandato a mais, deixará de ser senador da Republica Federativa do Brasil em Janeiro de 2031.

Gilmar Mendes deveria ter pena dele mesmo pelo conceito que fizeram a seu respeito o senador Kajuru no senado e os ministro Joaquim Barbosa e Luiz Roberto Barroso no pleno  do Supremo Tribunal Federal.  

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Do seriado “Coisas da ré–pública”

 

   Hoje faz 12 anos que o Brasil sofreu uma das maiores humilhações da sua história diplomática. O índio “cocaleiro” Evo Morales (que foi eleito e reeleito, várias vezes, para a presidência da república boliviana), sem nenhum constrangimento e com a omissão e cumplicidade do “presidente-operário” do Brasil, Lula da Silva, invadiu as instalações da Petrobrás em seu país. Apropriou-se do investimento brasileiro, acertado e oficializado em acordos diplomáticos e bilaterais, e – sem nada pagar àquela empresa – se apropriou (roubou, no popular) a refinaria da Petrobrás.

     Vivíamos os tempos do “petrolão”, de triste memória, que nos trouxe prejuízos de bilhões de dólares. A entrega da refinaria da Petrobrás à Bolívia, sem indenização alguma, foi apenas mais um episódio.

         O povo brasileiro não pode se esquecer do que fizeram esses dois pilantras...

terça-feira, 25 de outubro de 2022

SOB O SOL DE VERÃO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Debaixo de uma temperatura canicular, os politicamente incomodados com a polarização vivem os últimos dias do fim dos aperreios.

Ou a continuação deles. Sempre se sabe.

Não deixa de ser uma experiência mental ouvir discursos e debates que dão conta mais de traições do que planos seguros de governar.

Circunstâncias políticas que fazem e desfazem amizades. Trocam chumbo e, depois, se abraçam.

Devem ter chegado à conclusão de que o brasileiro gosta de odiar.

Grosseria e desmemória como temas do enredo.

Por que não "subsidiar" a campanha pelo poder com o afago do "inimigo"?

Qual o problema, se degenera?

E daí, se tudo ficar despedaçado sob o ponto de vista moral?

Dignidade passa longe desse terreno. O que vale é capturar o eleitorado.

O importante é que "o Mundo gire e a Lusitana rode”, como se dizia há cem anos atrás.

Fácil de falar, difícil de fazer. Ladainha que não vemos a hora de acabar.

Como disse o comunista Lênin: "Fora do poder tudo é ilusão."

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Não estou entendendo nada - Por Antonio Morais.


O estado de Minas Gerais sempre foi decisivo e muito influente nas eleições para presidente da república, no Brasil.

Políticos locais como Afonso Pena, Benedito Valadares, Milton Campos, Juscelino Kubstchetsk, Gustavo Capanema, José Maria Alckmin, Tancredo Neves, José Aparecido de Oliveira, Magalhães Pinto, Francelino Pereira, José Bonifácio de Andrada, Aureliano Chaves, Itamar Franco e tantos outros.

Estou vendo o Lula andando o estado acompanhado das senhoras Marina Silva e Simone Tebet. Uma do Acre e a outra do Mato Grosso.  Uma se elegeu deputada federal por São Paulo, a outra  sem mandato futuro, acaba de perder a vaga no senado.

De duas uma, ou o mundo politico está virado ou eu  não entendo mais nada.

ESQUECIMENTO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 

Esse causo vem do repertório do poeta Mundim do Vale.

Seu Herculano Honório, de Várzea Alegre, era um homem muito esquecido das coisas.

Saiu para a roça, conduzindo um guarda-chuva, pois estava neblinando.

No caminho, sentiu dor de barriga e desceu uma grota, para fazer o "serviço".

Pendurou o guarda-chuva em uma galha de jurema. Quando terminou, foi vestir a calça e bateu com a cabeça no objeto: "Eita! Esqueceram um guarda chuva aqui. Vou levar pra mim."

No movimento que fez, pisou no "barro" que lhe causou a dor de barriga: "Arre égua! Os ‘cabas’ já cagaram aqui."

Sérgio Moro é mais - Por Antônio Morais.

 

É difícil descobri a corrupção, quando descoberta, é difícil prová-la. Provada, é difícil que o processo não seja anulado. Não anulado, demora mais de década e prescreve. 

Não prescrito a pena é baixa e é indultada no Natal. Se sobra alguma pena e é aplicada a um poderoso, ele adoece e vai pra casa.

Deputado Federal Deltan Dallagnol.

domingo, 23 de outubro de 2022

CLUBES BUSCAM INVESTIDORES - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Quando acompanhamos as milionárias e organizadas competições do futebol  europeu, somos tomados por um sentimento de inveja.

Os times são autênticas seleções, estruturados como empresas em máquinas de fazer dinheiro.

Nossos clubes ou uma parte deles entenderam que sonhar com o nível de espetáculo oferecido pelo futebol do Velho Mundo somente transformando as agremiações em sociedades anônimas.

Para isso, vão até o Oriente Médio em busca de xeiques, príncipes e fundos de investimento para serem os seus donos. Sabe-se de muitas reuniões.

Correm o perigo de se deparar com grana de origem duvidosa, porque se sabe, também, que as máquinas de lavar dinheiro no Mundo estão a pleno vapor.

Mas, vamos lá. Manchester City, New Castle e mais nove clubes têm donos. O PSG da França pertence ao governo do Qatar.

O Qatar, país sede da Copa do Mundo, é um regime feudal, autoritário, governado por uma família tribal, que impõe um sistema social que viola a dignidade das mulheres e dos trabalhadores estrangeiros.

Ah, mas o que importa feudo e outros incômodos a times, muitos deles sucateados, sequiosos pelo dinheiro? Não é mesmo ?

"O dinheiro é facilmente dobrável como dobra facilmente qualquer um". Millôr Fernandes.

sábado, 22 de outubro de 2022

"Não existe qualquer convite", diz Bolsonaro sobre ministério para Moro - Por O Antagonista.

Jair Bolsonaro disse, nesta sexta-feira (21), que “não existe qualquer convite” para Sergio Moro assumir um ministério em um eventual segundo mandato.

A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil. O evento seria o segundo debate presidencial do segundo turno, mas Lula (PT) se ausentou.

“Não existe qualquer convite da minha parte e nem ele de querer voltar a ser ministro de qualquer lugar aqui”, disse Bolsonaro.

Sobre a reaproximação com o ex-ministro, o presidente disse que eles conversaram por telefone e que a iniciativa partiu de um “colega” não-identificado.

Bolsonaro disse que ele e Moro combinaram “deixar de lado qualquer equívoco ou rusgas” para “o bem do Brasil”.

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

“Ele é conhecido como o ministro que mais soltou corruptos no Brasil” - Por o Antagonista.



O general Eduardo José Barbosa, presidente do Clube Militar, disse para o Valor que a fala de Gilmar Mendes sobre os militares é criminosa. E acrescentou: “Ele é conhecido como o ministro que mais soltou corruptos no Brasil”.

Sobre o fato de que um general ocupa o Ministério da Saúde, ele respondeu acusando o STF: “Dos 11 que tem lá, nove nunca foram nem juízes. Gilmar Mendes é um deles. Um, inclusive, era advogado de um partido político”.

Sim, Dias Toffoli foi advogado do PT, mas ele agora defende os interesses de Jair Bolsonaro.

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

TRE defere candidatura de Deltan Dallagnol - Por O Antagonista.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deferiu, por unanimidade, a candidatura de Deltan Dallagnol (foto) a deputado federal. Candidato mais votado pelo estado, com 344,9 mil votos, o ex-chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato poderá ser diplomado e tomar posse como parlamentar em fevereiro do ano que vem.

“O TRE-PR fez justiça e confirmou por unanimidade minha candidatura, rechaçando todas as alegações infundadas que fizeram contra mim”, comemorou Deltan nas redes sociais. Os juízes da corte eleitoral estadual rejeitaram os pedidos de impugnação feitos pela coligação do PT e pelo PMN.

Os argumentos de que o ex-procurador estaria inelegível por responder a processo administrativo no Ministério Público, além de ter sido condenado pelo Tribunal de Contras da União (TCU), foram rejeitados pelo TRE paranaense.

Moro provoca Lula com perguntas ainda sem respostas - Redação O Antagonista.

Sérgio Moro (União Brasil, foto) foi ao Twitter na noite de ontem para lembrar de perguntas que não têm sido respondidas por Lula (PT) e integrantes de sua campanha. O ex-juiz, que foi eleito senador pelo Paraná e declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, escreveu:

“24 horas depois do debate de ontem, ainda não sabemos:

– Por que os Governos Lula/Alckmin não isolaram os líderes do PCC em presídios federais?

– Por que Lula nomeou e manteve por 8 anos Diretores corruptos na Petrobras?

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Quem do PT está na 'lista de Bolsonaro' - Claudio Dantas.

Durante o debate presidencial na Band ontem, Jair Bolsonaro puxou do bolso uma lista que teria o nome de 13 parlamentares petistas supostamente beneficiados com recursos do chamado ‘orçamento secreto’. 

Ele disse: “Eu tenho aqui uma lista preliminar: 13 deputados do PT que receberam recurso desse tal orçamento secreto. Eu jamais daria dinheiro para essa turma toda aqui se não tivesse votado comigo, né?.”

O Antagonista obteve cópia da relação dos nomes compilados e levantou os ofícios com os pedidos de verba orçamentária feito pelos parlamentares.

Constam lá os deputados: 

Gastão Vieira, 

Zé Carlos, 

Paulo Guedes, 

Reginaldo Lopes, 

Padre João, 

Patrus Ananias, 

Joseildo Ramos, 

Afonso Florence, 

José Airton Cirilo 

Zé Neto, além de Nelson Pellegrino — que virou conselheiro do TCM. 

Também os senadores: 

Fabiano Contarato, 

Humberto Costa, 

Rogério Carvalho.

A maioria dos ofícios encaminhados à Codevasf e ao Ministério do Desenvolvimento Regional diz respeito a ‘emendas extras’, negociadas pelas lideranças partidárias com os presidentes do Senado e da Câmara quando da liberação de créditos suplementares. 

Ao todo, eles solicitaram cerca de R$ 70 milhões, via “termo de execução descentralizada”, nos anos de 2019 e 2020. 

Nem todos foram atendidos.

O desespero de Simone Tebet - Por Antônio Morais.

Simone Tebet perdeu a boquinha de senadora para a Teresa Cristina em Mato Grosso do Sul e, sem nenhuma opção politica se agarra como única esperança na campanha de Lula em busca de um ministério ou coisa que o valha.

No seu estado vai ser complicado nas próximas eleições. O quadro por lá é totalmente desfavorável.

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Sérgio Moro não é um Joaquim Barbosa - Por Antônio Morais.

Vejo muita gente condenando o senador Sergio Moro pelo apoio a Bolsonaro. Joaquim Barbosa prendeu toda trupe do entorno do Lula no episódio do mensalão. José Genoino, presidente do PT, José Dirceu ministro da casa civil, João Vacari Neto, Delúbio Soares e outros tesoureiros do PT, vários políticos do partido e coligados. Diretores da petrobrás. 

Ninguém mais do que Joaquim Barbosa conhece Lula, o PT e a turma do mensalão. Vi com a cara de pau, fazer um video pedindo votos para o chefe da organização criminosa não tem explicação. 

Do mesmo modo, Sérgio Moro condenou dezenas de empresários, políticos de vários partidos e por fim o Lula, que teve suas condenações confirmadas e aumentadas pelos tribunais superiores.

Seria uma incoerência não reconhecer, como reconhece que o adversário do Brasil, do Bolsonaro e do  próprio Senador Moro é o Lula. 

MIGUEL, O PROFETA - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Juazeiro do Norte, a exemplo de outras cidades do interior, teve, em certa época, uma considerável fauna de tipos pitorescos e sem juízo.

Miguel morava no bairro São Miguel e partia para o centro da cidade nas primeiras horas do dia.

Estatura mediana, magro e barbudo, andava sempre com uma cruz nas mãos. Usava vestimenta branca, de tecido grosso. A camisa tinha quatro bolsos.

A calça era regulada por um cordão de São Francisco, arrochando a cintura.

A cada dia, levava uma mensagem nova para a plateia que o escutava. Uns, achavam que era louco e lhe davam alguns trocados. Outros, tratamento dispensado aos profetas.

Constava de seus discursos uma "performance", como a de rodopiar, fazendo seguir um longo assovio, cruz na mão, apontando para alguma direção.

Foi o que fez, certo dia, apontando a cruz na direção da agência do INSS, na rua Santa Luzia, proferindo a frase: "Aqui, é uma organização desorganizada !"

Como quase em frente estava uma agência lotérica, virou a cruz em sua direção e disse no mesmo tom: "Aqui, é uma desorganização organizada!"

Os que o cercavam viram sentido em suas palavras.

É para isso que servem os profetas das ruas.

Nêumanne Pinto estreia em O Antagonista - Por O Antagonista

Jornalista, poeta e escritor, José Nêumanne Pinto estreia hoje como articulista de O Antagonista, agregando experiência e sensibilidade a um jornalismo combativo e independente. Ganham o site e seus leitores, ávidos informação de qualidade.

Em seu primeiro artigo, Nêumanne discute a efetividade (e moralidade) de programas de transferência de renda, que se tornaram pilar da política social de Lula e Jair Bolsonaro.

Lares de brasileiros de todas as classes de renda tiveram na manhã de sexta-feira 14 de outubro de 2022, uma imagem comum, mas significativa, do dito andar de baixo de nossa sociedade. 

A programação da televisão, repleta de ficção de alta qualidade, musicais aplaudidos no mundo inteiro, e que dedica parte de sua “grade” de programas ao noticiário por força da lei, não pôde esconder flagrantes da dura, feia e fedida realidade do chamado andar de baixo dessa pátria, que muita gente desqualificada diz amar. 

Mas, na prática, é amada de verdade por esta, já que ela mesma não ama seus filhos desprezados, maltratados e desprovidos de praticamente tudo, os chamados pobres de Cristo e deserdados dessa geniosa genitora.

sábado, 15 de outubro de 2022

IDIOSSINCRASIA DOS TREINADORES - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Sempre soube da importância dos treinadores. Foram eles que modelaram o futebol.

Só me preocupam quando são amigos demais da prancheta. Futebol é uma coisa tão mágica que recusamos a vê-la como algo apenas contábil e tabuada de novas nomenclaturas.

Tite é o melhor treinador que temos para a Seleção Brasileira. Mas, dorme com a prancheta e adora nomes complicados, para falar sobre o simples.

O grande perigo é quando o esquema tático vira uma prisão e ignora o bom jogador.

Há treinadores que dizem claramente: "Tudo dever ser sacrificado pela obediência ao esquema de jogo."

Sim. Entendemos que cada zabumbeiro toca diferente.

Mas, não achamos que o talento deva ser podado por nenhuma robotização tática.

Futebol deve ser uma coisa prazerosa para o público e o jogador. Asas à imaginação.

Vejam essa. Alexander Arnold, do Liverpool, é considerado o melhor lateral direito da Europa.

Só que o treinador da seleção inglesa, Gareth Southgate, não acha isso.

Entendeu que o jogador não se encaixa em sua ideia de jogo. Na sua prancheta.

Ainda bem que o futebol real não se resume a essas idiossincrasias.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

PF abre inquérito contra institutos de pesquisa - Por O Antagonista.

 

A PF abriu, nesta quinta-feira (13), um inquérito contra institutos de pesquisa após erros nas principais sondagens eleitorais este ano. A polícia pretende investigar se institutos agiram de forma irregular com a intenção de prejudicar a campanha à reeleição de Jair Bolsonaro (PL).

A ação é uma resposta a solicitação feita pelo ministro da Justiça, Anderson Torres (foto).

Os institutos de pesquisa entraram na mira do governo federal após divergências entre o resultado das urnas no primeiro turno, no dia 2, e os “retratos” apontados pelas empresas estatísticas, em especial Datafolha e Ipec.

No caso das sondagens à Presidência da República, ambos previram vitória de Lula (PT) sobre Bolsonaro em primeiro turno por uma diferença de 14 pontos. No final da apuração, a diferença entre eles foi de apenas cinco pontos percentuais.

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Lula tem "ódio da verdade e da Justiça", diz Moro - Por O Antagonista.

Sergio Moro (União Brasil, foto) voltou a criticar Lula (PT) nesta quinta-feira (13). O ex-juiz, que foi eleito senador pelo Paraná, publicou nas redes sociais um trecho de uma entrevista concedida pelo petista à TV Democracia, em Agosto de 2020, na qual o ex-presidente afirmou que não deixaria Moro “quieto” e que o ex-juiz da Lava Jato teria que “tomar remédio tarja preta para dormir”. 

“Moro e a sua trempa, o delegado que fizeram inquérito comigo e que mentiram no resultado do inquérito. Eu não os deixarei quieto. Eles sabem que eu não os deixarei quieto. Ou seja, eu nunca tomei um remédio tarja preta pra dormir, eles vão tomar. 

Eles vão tomar, porque o inferno que eles acharam que provocaram na minha vida, o veneno que eles jogaram na minha vida, eles vão provar do veneno deles. E aí não adianta a imprensa tentar dar cobertura ao Dallagnol como essa semana. 

Essa semana, o Dallagnol fez uma via sacra tentando pedir proteção. Não tem problema, eu vou atrás”, disse Lula, na ocasião.

Ao comentar as falas do petista, Moro, que declarou voto em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, escreveu:

“Demonstração clara do ódio que Lula tem da verdade e da Justiça. O figurino atual da ‘frente democrática’ não convence. 

As ameaças não vão me intimidar. O Brasil é muito maior do que a corrupção dos Governos do PT. Sou contra o Lula e seu projeto de poder.”

Lula não foi inocentado - Por Antônio Morais.

 

Lula está perdendo a dignidade, quando tenta se colocar acima da justiça. Tristeza não tem fim! O homem precisa voltar ao banco da escola para aprender que não existe justiça quando alguém, por importante quer seja, se coloca acima da lei. 

O historiador Gibbon, autor da bela obra – "Declínio e Queda do Império Romano" – relata que o império viveu feliz quando os mandatários se colocavam em igualdade com os patrícios perante a lei. 

Feliz é nação em que os governantes entendem que o sinos dobram por todos.

SER CRIANÇA É ARRISCAR E EXPERIMENTAR - Por Antonio Gonçalo de Sousa.

 

Entendo que ser criança é arriscar e fazer tentativas, pois o conhecimento cognitivo depende de aprendizados, que chegam e saem, vão e voltam, fazem e refazem cenários múltiplos no subconciente do ser que está iniciando sua trajetória infantil. Esses pedaços de experiências vão se consolidando e firmando a personslidade de cada ser humano.

Vale registrar que, em redor de cada criança, deve haver um círculo, pelo menos imaginário, representado pelo apoio superior de quem a governa,  dando-lhe amparo físico e psícológico, para entender os momentos exatos em que as ondas de fluxo e refluxo dos cenários da vida devem ser contidos, para evitar distúrbios indesejáveis e irreversíveis.

A maneira como a criança é conduzida e educada  vem mudando ao longo do tempo. Na nossa infância, quase tudo que fazíamos nossos pais, avós  e vuzinhos diziam que era "arrIscado". Confesso que nem sabia o que significava as palavras risco e arricado, muito menos, tomar cuidado com os efeitos delas decorrentes.

Embora respeitando os conceitos científicos dos mestres da pedagogia, julgo que os conflitos entre as abordagens paternas da nossa época e de hoje têm muito a ver com o contexto social, o qual muda de cenário a cada instante. Aquilo que para nossa época era "arriscado", hoje, talvez, não passe de uma experiência que a criança deva enfrentar com naturalidade. 

Parabéns para todas as crianças, especialmente, para os netos(as) Maria Eduarda, Isabelly e Israel.

Entendo que ser criança é arriscar e fazer tentativas, pois o conhecimento cognitivo depende de aprendizados, que chegam e saem, vão e voltam, fazem e refazem cenários múltiplos no subconciente do ser que está iniciando sua trajetória infantil. Esses pedaços de experiências vão se consolidando e firmando a personslidade de cada ser humano.

Vale registrar que, em redor de cada criança, deve haver um círculo, pelo menos imaginário, representado pelo apoio superior de quem a governa,  dando-lhe amparo físico e psícológico, para entender os momentos exatos em que as ondas de fluxo e refluxo dos cenários da vida devem ser contidos, para evitar distúrbios indesejáveis e irreversíveis.

A maneira como a criança é conduzida e educada  vem mudando ao longo do tempo. Na nossa infância, quase tudo que fazíamos nossos pais, avós  e vuzinhos diziam que era "arrIscado". Confesso que nem sabia o que significava as palavras risco e arricado, muito menos, tomar cuidado com os efeitos delas decorrentes. 

Embora respeitando os conceitos científicos dos mestres da pedagogia, julgo que os conflitos entre as abordagens paternas da nossa época e de hoje têm muito a ver com o contexto social, o qual muda de cenário a cada instante. Aquilo que para nossa época era "arriscado", hoje, talvez, não passe de uma experiência que a criança deva enfrentar com naturalidade. 

Parabéns para todas as crianças, especialmente, para os netos(as) Maria Eduarda, Isabelly e Israel.

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

APARTAMENTO PARA CHUPAR LARANJA - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 

Quando cheguei a Fortaleza, em 1979, contratado pela equipe de esportes da rádio Uirapuru, estávamos ao lado de Moésio Loiola, arrendatário do departamento da emissora, no centro da cidade.

Ao comprar duas laranjas para chupá-las, Moésio perguntou: "Vai chupar essas laranjas no meio da rua?"

Respondi: "Quer que eu alugue um apartamento no centro da cidade para chupar duas laranjas?"

Algo parecido na resposta se deu no tempo em que os violeiros repentistas andavam de paletó e gravata.

No ônibus, uma mulher perguntou ao violeiro Luiz Antônio, todo engravatado, se ele podia pagar sua passagem.

A resposta foi não.

A mulher reagiu dizendo: "Como o senhor, com uma roupa dessa não pode pagar minha passagem?"

Luiz Antonio, já aborrecido, devolveu: "Quer que eu venda a roupa para pagar sua passagem ?"

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

SEM PÉ, NEM CABEÇA - Wilton Bezerra, Comentarista generalista.

 

Tem dias que é assim.

Na minha cabeça, bombardeada de informações, acentua-se o estranhamento. A mente ferve e o corpo padece. Parece até letra de música.

Se fica difícil a escolha de assunto, imagine o seu encadeamento. As frases são capturadas no ar, para formarem algum sentido.

O passado teima em não passar e o futuro não chega. Ou é a gente que não  enxerga?

Visões de mundo, linguagens, ações e valores diferentes, convivendo sob o mesmo teto.

Os jovens se dividem em tribos, falando dialetos  diferentes. Daqui a pouco, usaremos o silêncio como forma de comunicação.

Os moços duvidam que o novo tenha sido trazido pela mão do velho. Acham até que as únicas escolhas são as suas.

Há uma certa aflição e as pesquisas derrapam feio (se é que consegui dizer alguma coisa com essa frase).

Entre a inteligência e a intransigência, a gente vai levando a vida.

Prognóstico bom e certeiro é aquele feito depois que as coisas acontecem (essa frase pode, também, cair no vazio).

Somos convencidos de que é preciso deixar tudo por menos.

Sim. A palavra denegrir pode parar de ser usada. Tem racismo impregnado nela.

Não podemos ser reduzidos apenas por uma declaração política. Mas, é bom entender que somos aquilo que defendemos. É por aí.

No mais, urgente se torna  encerrar essa crônica (sem pé nem cabeça), enquanto é tempo.

Depois, vocês me dizem.

sábado, 8 de outubro de 2022

Mourão defende ampliar número de cadeiras no STF - Redação O Antagonista.

Senador-eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos; foto) defendeu, nesta sexta-feira (7), a ampliação do número de cadeiras no STF, assim como o estabelecimento de mandatos para os ministros da corte.

Ele deu a declaração em entrevista à Globo News.

“Não é só aumentar o número de cadeiras na Corte. Eu vejo que a gente tem que trabalhar em cima daquilo que são decisões monocráticas, em cima dos mandatos para os mandatários da Suprema Corte —eu acho que não pode ser algo até os 75 anos ou 10 ou 12 anos”, afirmou.

“Isso deve ser discutido. E outra discussão que o presidente Bolsonaro colocou é a quantidade dos magistrados”, acrescentou.

Mourão acusou o STF de ter “invadido contumazmente aquilo que são atribuições do Poder Executivo, do Poder Legislativo e, algumas vezes, rasgando aquilo que é o processo legal”.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Croniqueta - Por Antônio Morais.


Se as feridas do teu irmão não te causam dor a tua doença é maior do que a dele.
Você não pode proibi a tristeza de bater na sua porta, mas pode impedir que ela entre e seja um hospede.
Benze-te, porque a tua felicidade vai ofender muita gente!

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

OURO DO PASSADO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

O brasileiro não celebra os seus ídolos como deveria. Pelo contrário, além do esquecimento, se puder, consegue um jeito de falar mal  deles.

Diga-se, também, que as abordagens preferenciais estão pelo lado trágico de suas vidas.

Garrincha era notícia pelo alcoolismo que o dissipava ou pelas perseguições que sofria da justiça pela falta de pagamento de pensões.

Vejam o caso de Pelé, o maior jogador que o Mundo conheceu.

Os problemas com uma filha e sua posição de não ativista político mereceram espaços excessivos.

Maria Esther Bueno, a Rainha de Wimbledon, depois da vários anos de ostracismo, faleceu, sem ter o reconhecimento merecido.

Éder Jofre, que acaba de falecer em São Paulo, aos 86 anos, é outro enorme nome brasileiro no boxe internacional.

Só se notíciava sobre Éder Jofre, campeão do Mundo em duas categorias, pesos galo e pena, para falar do seu estado de saúde

Nelson Rodrigues (sempre ele) tinha razão: "O brasileiro não sabe lidar com o ouro do passado".

LULA VIAJA PARA LONGE DO ESCÂNDALO - POR AUGUSTO NUNES.


Lula viaja para longe do escândalo - Por Augusto Nunes.


quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Tudo começa do zero, é uma nova eleição - Por Antônio Morais.

Inicialmente devo dizer que não tenho politico bandido predileto, não sairei de minha casa para ir votar em picareta. É bem mais barato justificar o voto. 

Os petistas estão somando os votos que o Pajé teve aos do Ciro Gomes, da Simone Tebet e outros mais. 

As coisas não são bem assim. Quem votou nesses candidatos se fosse lulista teria votado no Lula. Né mesmo!

O Ciro, a Simone, podem votar em quem eles quiserem, já os eleitores se fossem votar no Pajé teriam votado direto no primeiro turno. 

Qual é a influência politica do apoio do Tasso Jereissati, no Ceará para o Lula! A mesma do José Serra em São Paulo que não conseguiu se eleger deputado, zero. 

O Tasso é esperto não concorreu, não quis passou vergonha, não se nivelar ao José Serra em São Paulo e o Inácio Arruda no Ceará.

Vejamos então, a importância dos governadores Cláudio Castro e Romeu Zema para esta eleição! 

Eles sim podem reverter votos. O segundo turno vai ser decidido por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O nordeste não tem condições de aumentar os votos além do que já deu. 

Esses três estados tem.

Os 40 advogados da ex-amante de Lula - Por o Antagonista.


A IstoÉ entrevistou a irmã de Rosemary Noronha, ex-amante de Lula.

A senhora sabe onde encontrar sua irmã, a Rosemary Noronha?
Mas ela não foi presa? Olha, não sei como ela ainda não foi presa. Ela cometeu vários crimes, corrupção, tráfico de influência, organização criminosa. Acho que está demorando para ela ser presa, né?

A senhora não tem mais contato com ela?
A Rose sumiu, principalmente depois da Operação Porto Seguro, quando ela terminou o caso com o Lula. 

Depois do escândalo da Operação Porto Seguro, Lula não quis mais saber de Rosemary?
Eles continuaram se falando por meio do Okamoto. A pedido de Lula, Paulo Okamoto ajudou Rose a contratar mais de 40 advogados. Agora que Lula foi preso, isso acabou. Ela alega que está sem dinheiro. 

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Presidente Bolsonaro pediu desculpas a Sérgio Moro - Por Armando Lopes Rafael.


Site Terra – por Iander Porcella – 4 out 2022 - 14h53

   Após receber o apoio do senador eleito Sérgio Moro (União Brasil-PR) no segundo turno da eleição para o Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira, 4, que o ex-juiz "mostrou o que é corrupção no Brasil" e que terá, a partir de agora, um "novo relacionamento" com seu ex-ministro da Justiça, que o acusou de interferir na Polícia Federal (PF) ao deixar o cargo em 2020.

"Apaga-se o passado, qualquer divergência que porventura tenha ocorrido. Sérgio Moro foi uma pessoa que, realmente, mostrou o que era corrupção no Brasil, levando dezenas de pessoas a condenações, e deu uma nova dinâmica, muita esperança ao Brasil naquele momento", declarou Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em referência à atuação do ex-juiz na Operação Lava Jato.

"Todos nós evoluímos. Eu mesmo errei no passado em alguns pontos e a gente evolui para o bem do nosso Brasil. Eu não posso impor a minha agenda pessoal. Erramos, pedimos desculpas, não temos compromisso com o erro. Tenho certeza que o Sérgio Moro será um grande senador", disse hoje Bolsonaro. "Está superado tudo, daqui para a frente é um novo relacionamento. Ele pensa, obviamente, no Brasil. E quer fazer um bom trabalho para seu país e para seu Estado. Passado é passado. Nós temos que, cada vez mais, nos entendermos para melhor servir a nossa pátria", emendou o presidente. "Não tenho desabonador para criticar o Sérgio Moro ou o Dallagnol.

No Twitter, Moro declarou apoio a Bolsonaro e criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Lula não é uma opção eleitoral, com seu governo marcado pela corrupção da democracia. Contra o projeto de poder do PT, declaro, no segundo turno, o apoio para Bolsonaro", escreveu o ex-juiz.

Sou mais Moro - Por Antônio Morais.


Se o presidente Bolsonaro fosse mais humilde, a atitude  que mais lhe beneficiaria nos debates desse segundo turno era um pedido de perdão publico ao senador Sérgio Moro pelo mal entendido. Essa manifestação pública lhe traria bons resultados.

Acendendo a memória:

Moro silenciou, levantou da cadeira e saiu da reunião. Moro vem de um ambiente de trabalho sério, de respeito.

Queriam que gritasse?
Falasse palavrões?
Fosse cúmplice da sujeira?

Sergio Moro não mente, não grita, não fala palavrões, é educado, fino, polido, inteligente, culto, entende de processo penal pra caramba, nunca foi preso, não tem filhos suspeitos! 

Sabe o que é : um gentleman!
Os outros estavam se sentindo em casa servindo um mestre.
Moro estava servindo o Brasil, a lei.

VAI COM DEUS MONSENHOR JOSÉ MOTA - Por Antônio Gonçalo de Sousa.

Uma das primeiras demonstrações de coragem e altivez do Padre José Mota Mendes foi quando, em meio a uma catástrofe, que foi o desmoronamento da torre da Igreja Matriz, ele, com pouco tempo de chegada em V. Alegre, apesar de traumatizado com o acontecido, não se deu por vencido e, imediatamente, lançou um plano de reforma da Igreja de São Raimundo Nonato.

Logo em seguida ao fato, que se deu por um evento efêmero, no final da década de 1970, apresentou planos para coletas de finanças e ações que, em tempo recorde, proporcionaram o soerguimento de uma nova torre na Igreja, acompanhada de melhorias  e modernidades na edificação, que perduram até hoje. 

Por ali, já era possível delinear-se a sequência de ações enérgicas, benfeitoras e humanitárias que o Padre Mota iria tomar. Não se imaginava, contudo, o quão duradouro seria o tempo de seu legado promissor diante da nossa Paróquia, que ao bem da verdade, só nos proporcionou bem aventuranças. 

Passados 53 anos, eis que estamos consternados, diante do chamado do Grande Criador, que nos leva esse homem guerreiro, generoso, humilde e trabalhador, que soube muito bem catequizar e arrebanhar pessoas, congregar amizades e pacificar os conflitos comuns dos homens.

José Mota Mendes, um padre operoso e trabalhador - Por Antônio Morais


Parte interna da Igreja Matriz de São Raimundo Nonato - Várzea-Alegre.


Altar de São Raimundo Nonato

Com as despedidas solenes do padre José Otávio de Andrade em 25 de Março de 1969, assumiu oficialmente a condução da Paroquia de São Raimundo Nonato o Padre José Mota Mendes, um jovem sacerdote empreendedor e com muita visão de futuro. 

A igreja carente de melhorias, dificuldades diversas, começou então, o zeloso padre a sua caminhada, trabalhar mudanças na estrutura física do templo com o único fim de oferecer conforto e bem estar aos fiéis. Poucos anos depois de assumir, chuvas torrenciais levaram  a torre principal da matriz ao chão. O padre não se abateu, nem se desanimou, sua fé e inquebrantável confiança no trabalho o encorajaram a conclamar a população católica  para a tarefa da reconstrução. 

Sob seu leme a religião católica cresceu em todos os sentidos. A banda de musica, antes acanhada, com instrumentos precários e remendados com cera de abelhas, passou a se apresenta altiva, magnifica, oferecendo um brilho todo especial a festa.

A igreja matriz sempre passando por reformas em suas instalações, cada vez mais bonita e nobre. Piso de granito, vitrais de cristais e, ultimamente uma central de ar-condicionado, a primeira  Igreja Matriz do interior cearense a contar com  este beneficio. 

Alem das transformações na parte física, a matriz é, hoje em dia, um "Santuário" por determinação de Roma.  O mais interessante e valioso  para a igreja católica  são as dezenas de Capelas que surgiram em diversas comunidades do distrito sede e da zona rural. Tudo com a inspiração de um pastor devotado e operoso.

As festas de São Raimundo Nonato, em Agosto de cada ano, se transformaram  na maior festa religiosa da região centro sul do estado do Ceará. Nossa igreja matriz,  em Várzea-Alegre,  nos enche de jubilo pela alegria que todos vivemos quando a visitamos. A foto acima do altar de São Raimundo encanta os olhos e enobrece o coração. 

Faleceu o Padre José Mota Mendes, o padre com o maior mandato à frente  da Paroquia de São Raimundo Nonato, em Várzea-Alegre.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Salve o senador Sérgio Moro - Por Antônio Morais.

O governo mais corruptos da república nas últimas décadas foi o Fernando Henrique Cardoso. Duas decisões suas atrapalham e prejudicam o pais : A  criação do instituto da reeleição comprada corrompendo deputados e a indicação do ministro Gilmar Mendes para o Supremo Tribunal Federal.

Todos conhecem os males e as consequências da reeleição no Brasil, todos sabem o quanto é prejudicial, e, o ministro Gilmar Mendes não carece que se fale nada, os ministros Joaquim Barbosa e Luiz Roberto Barroso já falaram, frente a frente, olhando nos olhos, no plenário da corte.

O ministro Gilmar Mendes se caracteriza pela impunidade, tem inveja e ódio de quem  aplica a lei e a justiça. 

Declarou que o "Legado de Bolsonaro foi ter nomeado Moro ministro e devolvê-lo para o nada".

Apesar das perseguições dos partidos aos quais se filiou o povo do Paraná elegeu Sérgio Moro senador da Republica e o de São Paulo elegeu a esposa Rosângela Moro Deputada Federal. 

Um fato difícil de se compreender que vai ficar na história. A transferência do domicilio eleitoral do casal para São Paulo foi impugnada  a do  marido e a esposa não.

O Ministro Gilmar Mendes será ministro do STF até 30 de Dezembro 2030, indicado de favor por Fernando Henrique Cardoso. 

Sérgio Moro tem um mandato de senador até Janeiro de 2031 concedido pelo povo do estado do Paraná.