Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 4 de outubro de 2022

VAI COM DEUS MONSENHOR JOSÉ MOTA - Por Antônio Gonçalo de Sousa.

Uma das primeiras demonstrações de coragem e altivez do Padre José Mota Mendes foi quando, em meio a uma catástrofe, que foi o desmoronamento da torre da Igreja Matriz, ele, com pouco tempo de chegada em V. Alegre, apesar de traumatizado com o acontecido, não se deu por vencido e, imediatamente, lançou um plano de reforma da Igreja de São Raimundo Nonato.

Logo em seguida ao fato, que se deu por um evento efêmero, no final da década de 1970, apresentou planos para coletas de finanças e ações que, em tempo recorde, proporcionaram o soerguimento de uma nova torre na Igreja, acompanhada de melhorias  e modernidades na edificação, que perduram até hoje. 

Por ali, já era possível delinear-se a sequência de ações enérgicas, benfeitoras e humanitárias que o Padre Mota iria tomar. Não se imaginava, contudo, o quão duradouro seria o tempo de seu legado promissor diante da nossa Paróquia, que ao bem da verdade, só nos proporcionou bem aventuranças. 

Passados 53 anos, eis que estamos consternados, diante do chamado do Grande Criador, que nos leva esse homem guerreiro, generoso, humilde e trabalhador, que soube muito bem catequizar e arrebanhar pessoas, congregar amizades e pacificar os conflitos comuns dos homens.

2 comentários:

  1. Um padre operoso, amigo da comunidade. Conhecia a todos pelo nome. Dedicado as causas da igreja. Perde a paroquia de São Raimundo Nonato o seu mais dedicado zelador.

    ResponderExcluir
  2. Monsenhor José Mota sempre teve um tratanento especial com sua paróquia, estendido aos fiéis, que conhecia todos pelo nome próprio e apelido; sabia onde moravam e de quem eram fhos.

    ResponderExcluir