Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Ser pai – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Ser pai é tomar nos braços o recém-nascido, contemplá-lo com incontida alegria, e ver naquele pequenino ser um pedaço da sua própria carne!

Ser pai é voltar a ser criança e com os filhos brincar, cheio de esperança; com eles jogar sinuca, ping-pong, pião, bola de gude e futebol. É projetar naquelas frágeis criaturas uma a vida melhor, um futuro brilhante, radiante, para o qual não conseguimos alcançar. Vibrar com as vitórias de cada um deles, como se nossas elas fossem.

Ser pai é sofrer com o choro incontido, que nem sempre entendemos o sentido e, tomar para si as dores dos filhos, sejam eles ainda pequenos ou adultos, e defendê-los com unhas e dentes dos perigos e agressões que a vida sempre nos reserva.

Ser pai é viver intensamente hoje, as virtudes que desejamos ver nos filhos amanhã.

Ser pai é ter aquela sensação de masculinidade. Contemplar aquela pequena e divina criatura e sentir-se indigno de colaborar com Deus, em sua infinita obra criadora.

Ser pai é possuir o dom da gratuidade, uma verdadeira vocação!

Ser pai é abraçar os netinhos e verificar recompensado, que a vida se renova a cada dia e continua num novo alvorecer. E numa prece de agradecimento pela missão cumprida, dizer: obrigado Senhor! Teu servo agradece por tantas alegrias nesta vida.

Dedicado ao meu querido pai, um modelo de vida, que Deus levou para junto dele há 44 anos, com a mesma idade que eu terei no próximo Natal. (65 anos, 3 meses e 10 dias)

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

3 comentários:

  1. Belíssimo texto em homenagem a nós pais. Mas, senti a ausência de mais comentários dos pais. Quando minha filha mais velha nasceu, lembro-me como se fosse hoje... A sensação primeira é a de ser homem, ser responsável por uma vida, de poder dar ao mundo um novo ser e depois vem o acesso de riso, um riso bobo, infantil, mas um riso de pura felicidade. Passado a euforia, lentamente vamos tomando conhecimento da responsabilidade que esse fato nos impõe. Mas aí vem o desejo de rir, novamente e rindo como criança celebramos a vida. Nos sentimos orgulhosos de saber que temos quem nos chame de pai, papai, ou papi. Não importa! Agora é a hora e a vez de criar, cuidar, educar e depois vê-los crescer e crescendo perdemos para o mundo, por que é assim que caminha a humanidade. Mas, Sou feliz por ser pai e poder no dia de hoje receber de minhas filhas um abraço um beijo e uma lembrancinha que para nós nem seria necessário,pois o maior presente Deus já nos deu:
    Vocês, nossos fihos e filhas.
    Parabéns aos pais nesse 08/08/2010.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Carlos.

    Parabens. Tudo que voce escreve do seu pai é verdadeiro, e, o mais importante: tudo isto podemos escrever tambem de voce. Você orgulha o nome pai. Voce foi a continuidade genoina de Jose Esmeraldo. Sua familia merece.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimos Francisco Gonçalves e Morais

    Muito agradecido pelas palavras de vocês. Muitas das sensações que aqui escrevi, penso que também ocorre com todo aquele que é pai, como tão bem citou o Francisco Gonçalves, a sesação de ser homem, da masculinidade que há em cada um de nós.
    Um grande abraço a todos vocês!

    ResponderExcluir